PRIMEIRAS IMPRESSÕES: CULT OF FIRE - "Moksha" / "Nirvana" (2020)
08/06/2020 18:58 em Resenhas

 

CULT OF FIRE - MOKSHA / NIRVANA

 

 

CULT OF FIRE - "MOKSHA"

Labels: Beyond Eyes (Clique aqui para acessar o site da gravadora)

 

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Não foram precisos muitos acordes de "Zrození Výjimečného" para perceber que estou diante de um dos melhores trabalhos da banda.

Seja pelos acordes iniciais que vão em um crescendo magniífico, seja pelo momento magistral que acontece logo aos 4:35 (realmente, um dos maiores momentos da história da banda), o que importa é que apenas esta faixa título já empolga. Que momento memorável!

Toda a sonoridade mística/oriental está presente em momentos como "Město Mrtvých" ou "Mokša" e até mesmo os momentos mais densos e velozes vistos em "Triunvirát" (primeiro trabalho da banda) como em "(ne)Čistý" ou "Har Har Mahadev" (que parecem ter sido retiradas deste citado álbum).

 

 

VEREDITO

Sem dúvida, "Moksha" é um dos trabalhos mais refinados da carreira da CULT OF FIRE.

Todos os elementos anteriores estão presentes em cinco composições que esbanjam requinte, agressividade e melodias no ponto certo.

Mais rápido e direto que seu irmão-gêmeo "Nirvana", os fãs mais tradicionais da banda poderão preferir esta primeira metade.

 

OBSERVAÇÃO

 

"Moksha" foi inspirado na história e nos ensinamentos de Baba Keenaram, fundador do ascetismo Aghori do século XVII, e apresenta, nas próprias palavras da banda, meditações sobre "o sofrimento mais severo da vida cotidiana".

Algo extremamente profundo em tempos cada vez mais superficiais.

 

 

9.7/10

 

 



 

 

TRACK-LIST

 

1.Zrození výjimečného

2.Město mrtvých

3.(ne)Čistý

4.Har Har Mahadev

5.Mokša

 

 

 

 

 

 

 

CULT OF FIRE - "NIRVANA"

Labels: Beyond Eyes (Clique aqui para acessar o site da gravadora)

 

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Depois de muito tempo sem um novo álbum, a checa CULT OF FIRE lança logo dois trabalhos. Além deste "Nirvana", a banda também recém lançou o disco "Moksha" (confira nossas impressões neste link).

"Nirvana" é composto por cinco temas que levam os sugestivos nomes de "Buddha". Ainda mais místico e climático que seu "irmão gêmeo", este trabalho apresenta toda a negra espiritualidade da banda. Faixas como "Buddha 1", "Buddha 2" ou "Buddha 3" são verdadeiras paisagens meditativas em formato sonoro. Um deleite!

Impossível ouvir este disco sem vivenciar uma viagem profunda ao seu interior.

 

 

VEREDITO

Uma coisa engraçada acontece aqui.

Apesar de "Moksha" e "Nirvana" possuirem alguns elementos em comum, é possível perceber que ambos seguem linhas diferentes e complementares na sonoridade da CULT OF FIRE.

Não há dúvidas que a banda elevou ainda mais sua extrema elegância.

Se os discos anteriores já transbordavam adjetivos, em "Nirvana" o trio conseguiu impor ainda mais seu refinado Black Metal.

 

 

9.8/10

 

 



 

 

TRACK-LIST

 

1.Buddha 1

2.Buddha 2

3.Buddha 3

4.Buddha 4

5.Buddha 5

 

 

 

 

 

VEREDITO FINAL - MOKSHA / NIRVANA

Só percebemos a grandiosidade da ousadia da CULT OF FIRE ao lançar um disco duplo quando ouvimos ambos os discos. Apesar de "Moksha" e "Nirvana" serem maravilhosos o suficiente para que ganhem vida individuais, a verdade é que, ao ouvir os dois conjuntamente, a experiência será ainda mais reveladora.

A dualidade e semelhança entre os discos é tanta que fornecerão ao ouvinte uma experiência ainda mais envolvente se consumidas como um todo.

Para muitos a audição deste disco pode ser difícil no início, mas para a grande maioria, a cada nova audição o processo será cada vez mais prazeroso.

Provavelmente esta é a intenção da banda já que são necessários muitos ciclos para alcançar a elevação interior.

 

 

9.8/10

 

(Daniel Aghehost)

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!