RESENHA: BORKNAGAR - True North (2019)
04/12/2019 20:23 em Resenhas

 

 

BORKNAGAR - "True North"

Label: Heavy Metal Rock (Link para o site da gravadora)

 

ANÁLISE

Quando a BORKNAGAR lançou seu último trabalho "Winter Thrice" (2016), foi perceptível o meu desinteresse pelo material (como você pode perceber lendo a resenha neste link).

Novamente me deparo com um trabalho dos veteranos noruegueses para que minhas impressões com relação à banda sejam modificadas.

"True North" é um álbum bem superior ao supracitado álbum anterior. Isso é fato. Mesmo que possua alguns momentos cansativos, começa em um elevado nível logo em sua primeira música. Com a longa "Thunderous" toda a versatilidade refinada da banda é revelada aos seus ouvintes. Riffs memoráveis, ótimas linhas vocais, épicas alternâncias entre o andamento musical... Esta união proporcionou uma das mais interessantes composições da banda nos últimos anos.

Um dos destaques deste álbum, provavelmente sejam os vocais. Se desde o ano 2000 estamos acostumados à linha vocal de Vintersorg na banda, com a saída deste no início do ano agora temos ICS Vortex como vocalista principal. E não é que os vocais estão ainda maiores? Com uma interpretação tão dramática e teatral como o antigo vocalista, a sonoridade da banda ganhou ainda mais!

Após esta epopeia inicial, "Up North" e sua proximidade com o lado mais Heavy Metal da banda surge nos alto-falantes. Aqui temos mais um exemplo da versatilidade da banda, que utiliza-se muito bem da variada influência de seus membros para construir harmonias interessantes.

O disco segue com a melódica "The Fire That Burns". Diferente das anteriores, esta remete diretamente a clássicos da banda como "Quintessence" (2000) ou "Empiricism" (2001), quando a banda ainda tinha muitos resquícios do seu Black Metal de origem. Este momento serve muito bem para mostrar como a BORKNAGAR consegue transitar facilmente entre a semi-balada e os momentos mais agressivos. Poucas bandas possuem esta capacidade da banda.

O primeiro momento mais "cansativo" de "True North" surge em "Lights". Por mais que a música seja boa, não difere muito dos menores momentos da banda em discos passados. Nada que atrapalhe a experiência da audição deste álbum, mas pode cansar ouvidos mais criteriosos. Nem a calma e bela "Wild Father's Heart" consegue salvar este momento. Um bom tema, mas que destoa consideravelmente dos grandes destaques do disco.

As coisas melhoram notavelmente em "Mount Rapture", onde as melodias voltarm à alternência entre movimentos calmos (muitos) e agressivos (pequenos lampejos). Mais uma vez impressiona a extrema técnica dos membros. Tudo soa perfeitamente aos ouvidos (atenção ao belíssimo solo desta faixa. Um dos melhores da história da banda).

A rápida "Into the White" serve como perfeita ponte para um dos grandes destaques de "True North". O começo épico de "Tidal" mostra que a BORKNAGAR consegue criar momentos memoráveis. Destaques para as linhas de guitarra que criam bases perfeitas para a incrível interpretação vocal de ICS Vortex. Se havia alguma dúvida se a banda conseguiria superar a fase Vintersorg, esta música comprova que sim.

"True North" termina de forma magistral com a linda "Voices". Com certeza, uma das músicas mais lindas já compostas pela banda, final perfeito para um disco que direciona a banda para uma nova e interessante fase.

 

 

VEREDITO

Quando uma banda perde um membro é preciso um tempo para que as coisas se adequem novamente.

Não foi o caso da BORKNAGAR que mesmo após a saída do talentosíssimo Vintersorg, lançou o excelente "True North". É um disco típico da banda: composto por momentos que beiram a perfeição assim como também composto por momentos medianos.

Por sorte, os momentos brilhantes são mais comuns neste disco. Indicado até mesmo para aquele que deixou de acompanhar a banda.

 

OBSERVAÇÃO

A banda disponibilizou dois vídeos oficiais no YouTube. Um bem psicodélico para "Up North" e outro belíssimo para "Voices". Assista!

Esta disco foi lançado em versão nacional pela gravadora Heavy Metal Rock em uma belíssima versão contendo uma versão instrumental para "Wild Father's Heart" (superando, pra mim, a versão original) e também a versão demo de "Up North". Com certeza, vale seu investimento!

 

8.0/10

 

(Daniel Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

 

1.Thunderous

2.Up North

3.The Fire That Burns

4.Lights

5.Wild Father's Heart

6.Mount Rapture

7.Into the White

8.Tidal

9.Voices

10.Wild Father's Heart (Instrumental Demo)

11.Up North (Demo)

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!