RESENHA: DENIAL OF GOD - The Hallow Mass (2019)
28/10/2019 20:27 em Resenhas

 


 

DENIAL OF GOD - "The Hallow Mass"

Label: Osmose Productions (clique aqui para acessar o site da gravadora)

 

ANÁLISE

Sete anos após o estupendo "Death and Beyond", os mestres do Black Horror Metal da DENIAL OF GOD estão de volta com seu terceiro álbum, o aguardado "The Hallow Mass".

E logo nos primeiros segundos percebemos que estamos diante de uma obra-prima. Os teclados que abrem o disco, iniciando "Hallowmass", criam a atmosfera perfeita para o propósito da banda.

Meus amigos. E que faixa de abertura! São mais de 14 minutos de uma viagem pelo mundo dos mortos como só a banda sabe conduzir. 

Além da letra altamente intrigante, é incrível como a DENIAL OF GOD possui instrumentais acima da média. O trabalho aqui realizado por Azter (guitarras, baixo e teclado) e Galheim (bateria) transitam pelo Black e pelo Heavy Metal com sutileza requintada. O que testemunhamos nos momenots finais desta música beira a perfeição. Simplesmente emocionante! Esta sonoridade altamente primorosa cria a aura perfeita para os vocais aterrorizantes do "morto-vivo" Ustumallagam. Este trio conseguiu criar uma sonoridade única no underground. Tão característica que, em pleno 2019, conseguem se reinventar mesmo apostando nas mesmas fórmulas dos discos anteriores.

Poucas vezes fui impactado de forma tão profunda por um clima de horror como nesta faixa. Feche os olhos e o cenário maldito se desenhará em sua frente. Uma inesquecível viagem por sensações nunca presenciadas, nunca sentidas. 

A agonia e o desespero reinam em "Undead Hunger". Seu andamento tétrico exala desesperança, enquanto a mórbida história é narrada pelos vocais únicos de Ustumallagam. As mudanças sutis no andamento, tão presentes nos discos anteriores, continuam aqui de forma épica, fazendo com que faixas longas (para os padrões atuais) soem ainda mais interessantes a cada uma destas novas mudanças. O que fazem na metade desta música é grandioso demais!

O clima marcial marca o início de "The Shapeless Mass" para que logo tudo mude completamente e a estética teatral da banda ressurja. O que impressiona logo nas primeiras audições é a performance fantástica de Galheim, superando e muito seus trabalhos anteriores. Impressiona também a qualidade técnica de Azter em criar uma melodia inesquecível e trabalhar variações para deixá-la ainda mais atraentes. Esta, apresentada aos "vivos" anteriormente como single, sem dúvidas sintetiza bem o espírito da banda.

Guitarras melancólicas e depressivas iniciam "The Lake in the Woods", logo interrompidas pela agonizante vocalização de Ustumallagam. Trilha sonora perfeita para noites vazias e sem nenhuma esperança. Com o desenrolar, ficamos cada vez mais imersos na soturna história decantada onde presenciamos o negro envolvimento entre algumas crianças e uma silenciosa floresta.

A similaridade com o Black Metal escandinavo dos anos 90 surge em "Hour of the Worm", onde a banda deixa de lado a ambiência teatral e vocifera o ríspido e cru Black Metal que imperava nestas frias terras. E mesmo em uma levada que não lhe é comum, a DENIAL OF GOD alterna completamente a atmosfera para alto completamente cinematográfico. E não importa: soando próximo ao raw Black Metal ou à sonoridade que lhe é particular, a essência do Horror Metal continua intacta.

A bela passagem "A Thousand Funerals" cria o momento de desolação perfeita para o ouvinte deste disco. A comoção prevalece em notas tão dissonantes e frias. Prenúncio perfeito para a desesperança que chega no tema final de "The Hallow Mass".

Como nos álbuns anteriores, outro grande tema foi escolhido para encerrar o trabalho. E esta função é perfeitamente desempenhada por "A Transylvanian Dream". Gélida, tempestuosa e destrutiva, consegue apagar qualquer perspectiva que tenhas, mostrando que a belaza da morte é algo que será apreciado por poucos. O trabalho realizado pelo trio aqui chega a ser emocionante, de tão sombrio e melódico, desesperançoso e sublime.

Que o próximo capítulo desta negra história de horror não demore tanto para surgir do mundo dos mortos

 

VEREDITO

Com toda certeza, "The Hallow Mass" é um dos melhores discos lançados pela dinamarquesa DENIAL OF GOD.

O trio se superou, seja na criação de belos arranjos ou na construção teatral para que os vocais pútridos de Ustumallagam conduzam o ouvinte para um reino onde não há mais esperança.

Temas longos podem soar extenuantes ou jactancioso. Não é o caso aqui, já que são tantas variações que transformam a audição deste trabalho em uma experiência única.

Magnífica!

Poucos trabalhos em sua estante terão o requinte que "The Hallow Mass" possui.

 

NOTA FINAL

Não poderia deixar de citar a excelente capa de "The Hallow Mass". Concebida por Markus Vesper, retrata muito bem a história por trás do disco. Se possível, adquiram também a versão em vinil duplo, onde esta arte fica ainda mais bela.

 

 

10/10 

 

 

(Daniel Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

 

1.Hallowmass

2.Undead Hunger

3.The Shapeless Mass

4.The Lake in the Woods

5.Hour of the Worm

6.A Thousand Funerals

7.The Transylvanian Dream

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!