RESENHA: VARATHRON | MAUSOLEUM | SUMMUM HEREDIS em São Paulo/SP
10/08/2019 19:09 em Resenhas

 

 

Varathron 30 Years of Darkness

Vic Club (São Paulo) 04/08/2019

Produção: Storm Productions

Resenha: Reinaldö S Steel

Fotos: Mary Desaster

 

Bandas: SUMMUM HEREDIS (Limeira/SP), MAUSOLEUM (São Paulo) e VARATHRON (Grécia)

 

Enquanto muitos fans de Metal ao redor do globo, iam crescendo e evoluindo com os medalhões do estilo, um novo e maléfico "novo" estilo de som pesado e mórbido ia surgindo em vários lugares do planeta. Batizado de Black Metal, o estilo é até hoje encarado como uma forma musical extrema, direcionada a pessoas dessa conjectura, um estilo seguido com mais seriedade e ideologicamente falando, um som para poucos adeptos.

Enquanto na Noruega as polêmicas iam ganhando mais relevâncias do que a própria música extrema, um dos países considerados mais pagãos do mundo, ia apostando suas fichas  em qualidade sonora e ganhando a cada lançamento, mais e mais apreciadores.

E uma das hordas surgidas nessa época, foi o VARATHRON, que ao lado do ROTTING CHRIST, é uma das mais conhecidas, respeitadas e também referência para muitos hellbangers.

No ano de 1993, a horda lançava seu primeiro e clássico trabalho "His Majesty at the Swamp" e de lá pra cá, jamais parou de lançar ótimos e excelentes materiais, cujo o cuidado com a arte negra nunca foi deixado de lado.

Esse ano a banda retornou ao país para comemorar os 30 anos do lançamento desse primeiro trabalho e apresenta-lo na íntegra!

Mais uma vez a produtora que mais traz lendas cult ao país, esteve por trás desse momento mágico.

Dessa vez as bandas convidadas, chamaram tanto interesse quanto a lenda grega, fato que já a algum tempo vem acontecendo, provando mais uma vez, o valoroso Metal Nacional.

A abertura contou com o SUMMUM HEREDIS, horda de Limeira (SP) que aproveitou o momento para comemorar o lançamento do split batizado de "Trova Sinistra". 

Mais uma vez o palco para o espetáculo foi a Vic Club, que já é padrão da produtora. Na minha sincera opinião, uma da melhores casas de espetáculo de São Paulo, com ótimo atendimento por parte da segurança, e bebidas com promoção e um ótimo preço, além de citar o som, que é altamente qualificado.

As 17:50 o som de "Sob a Negra Luz", invade o palco, carregado de fumaça, entrada perfeita para o clima desse som que faz parte deste novo trabalho. Vale ressaltar que mais uma vez os bangers vindo do interior representaram em mais um evento aqui na capital, demonstrando mais uma vez, o apoio às bandas de suas regiões, principalmente em frente ao palco.

O SUMMUM HEREDIS, com certeza bebe da fonte das negras terras gregas, com um som muito bem executado, intercalando o som sinistro e mórbido do teclado, aliado ao som perfeito da cozinha e dos inspirados riffs de guitarra, que fazem o som da horda algo que o torna hipnotizador.

Na sequência mandam, "Where The Winds Sing" que chama mais a atenção dos bangers que aos poucos tomavam conta do local e iam se direcionando a beirada do palco.

Uma pausa, e eis que surge "O Palácio dos Caídos", que fez vários apreciadores da horda cerrarem os punhos e bangear com a horda e isso iria se repetir por várias vezes, nessa grandiosa noite!

Vale também destacar o trabalho de baixo de "Adriano Adai" que domina muito bem seu instrumento.

Mais hinos negros, como: "In The Arms of Nyx", a nova "*Doctrina Serpens*, que mostrou rapidamente ser uma das mais aclamadas pelo público fizeram a massa Hellbanger enaltecer muido a horda.

Ainda tocaram: "As Colunas do Templo", "Prisioner of The Flesh", o hino da banda "Summum Heredis" e finalizaram a apresentação com, "The Last Dance", deixando na maioria, uma ótima impressão!

Excelente apresentação!!!

Não posso deixar de citar, a presença do vocalista "Stefan Necroabyssious", do VARATHRON, na beira do palco assistindo a apresentação, demonstrando mais uma vez a humildade e o espírito Banger prevalecendo e que isso sirva de lição para muitos pseudo-headbangers por ai.

Com a casa já lotada, fato raro em um domingo, onde o clima não ajudava já que nesta noite os termômetros prometiam uma queda enorme na temperatura, e na madrugada beirou os 5 graus, mas nem o frio, nem a chuva,  atrapalhariam essa épica noite!

Completando 25 anos de batalha, uma das hordas mais respeitadas do Brasil, estaria fazendo mais uma rara apresentação aqui na capital. E com certeza essa não seria somente uma simples apresentação, além de estarem comemorando essas décadas de fidelidade ao Metal Negro, esta apresentação seria gravada para um futuro álbum  ao vivo e de quebra teríamos algumas surpresas!

A horda já entra no palco com um dos seus maiores hinos, "Beltane", que visivelmente fez todos os presentes baterem cabeças diante um dos maiores clássicos do Metal Necro Nacional, mas isso era só o começo.

Quanto à formação, uma surpresa logo de cara: "Von Labarthe" (Vocais), com aquela performance perfeita para o estilo da horda, vestido de couro negro, spikes, e o característico Corpse Paint em sua maléfica face, um verdadeiro Black Horsemen, vociverava cruelmente seus urros. Nas guitarras, "Bestial Wolf Berserker", que também toca no WODANAZ e no LÁBAR'OCULTO duas hordas de respeito na cena, além de "Felipe", um dos responsávels pela grande horda ABISMO. Já no baixo, tivemos nesta noite o incansável "Douglas" que acabou trocando seu instrumento de guerra nesta noite. Desde os acordes iniciais percebemos que representam demais o espírito da horda, tocando seus instrumentos de guerra, com muito fellling, e com  bases sendo executadas com total maestria abrindo espaço para riffs pesados e cortantes.

Na bateria, a precisa "Marta Blasphemer", que ao lado da "Guerriera Nox" (ex-IRON WOODS) são consideradas as referências e servem de muita inspiração para muitas Hell Girls da cena.

Na sequência e já com toda atenção do público, eis que vem, os riffs poderosos de "Incandescente Dominio", que ja faz com que os bangers voltem novamente a bater a cabeça com violência, inexplicável como alguns hinos do Black Nacional obrigam nossas almas a fazer a passagem para outro mundo. Do Split com o Hécate, eis que "Lascivos Encantos aos Olhos de Lilith", que não poderia ficar de fora, som gravado com "Jair Carvalho" (Tormentor) nos vocais, outro integrante que fez um excelente papel na história da horda, na sequência outro clássico, "Litania a Pã Soberbo", imortalizado nos vocais de Cavalo Bathory no álbum "10 anos de Bestial Massacre" lançado em 2004 e ainda um dos itens em LP mais saudados do underground.

Uma das mais pedidas da noite é tocada em seguida: me refiro ao hino "Bestial Massacre", cantada por muitos dos presentes: "Meus punhos fortes, elevam a vitória, com regras que ostentam o ódio, no temível bestial massacre!"

"Crepúsculo Pagão" e "Irmandade Obscura" da demo "Retorno a Batalha" seguiram o tormento neste gélido domingo.

Até essa altura, o evento já tinha dado aquela sensação de ter valido a pena estar presente!

Eis que sobe ao palco, The Black Spade "Cavalo Bathory", primeiro vocalista que há 15 anos tinha encerrado seus trabalhos com a horda.

Sem demora, anuncia "Reverenciação dos Filhos Mórbidos a Deusa Hecate", que fez a massa Banger se aquecer com mais um hino Necro nacional, não bastasse essa grande surpresa, o vocal permanece no palco para a alegria das almas negras presentes, para entoar mais um de seus hinos e também um dos  momentos mais marcantes dessa apresentação: "Rituais Profanos Ao Reino Pagão", faixa retirda da antológica compilação "Southern Warriors Cult I" onde a Vic Club inteira entoou seus versos iniciais...

Chegou a arrpiar ouvir os necro bangers entoando junto ao vocalista: "Através, de uma névoa mórbida, seres do medo...". Uma brisa de nostalgia me fez retornar a 2004, onde pude conferir a última apresentação da horda com esse grande frotman. Com certeza muitos se emocionaram com essa grande surpresa. Para encerrar com Machado laminado, Von Labarthe retorna ao seu posto e encerra a noite uivando mais um hino para o delírio de todos: "Hino Épico da Morte", deixando a certeza que fizeram uma das melhores apresentações de sua vitoriosa carreira aqui na capital!

Vale ressaltar que a horda não encerrará sua carreira após esse show, só manifestam no momento a gravação de seu último trabalho. Ficamos no aguardo.

Eis que chega a hora de uma das hordas gregas mais idolatradas da América Latina. Em comemoração aos 30 anos de carreira, a horda iniciou sua primeira data da tur, no dia: 25/07 no México, passando por Colômbia, Equador, Peru, Chile, finalizando a tour aqui no Brasil.

Abrem-se as cortinas e a fumaça cobre a pista do ambiente. Após a Intro, eis que a horda executa seu primeiro som, "Ouroboros Dweller", do mais recente trabalho, "Patriarchs of Evil" um dos trabalhos mais votados pelo cast da Dark Radio em sua lista anual de melhores de 2018.

Na sequência, o primeiro clássico da horda executado esta noite, "Cassiopeia's Ode", do segundo e clássico trabalho "Walpurgisnacht"

Mais duas do último trabalho, a totalmente Oldschool "Tenebrous" e a rifferama de "Saturnian Sect" que saciou aqueles fans da velha escola.

Após essas 4 manifestações necro-gregas, eis que inicia o ritual "Son of the Moon", primeira faixa do clássico "His Majesty In The Swamp". Esta faixa é entoada com uma perfeição absurda, é importante mais uma vez citar a qualidade sonora que imperou por toda a noite, às vezes parecia gravação de CD tamanha a excelente sonoridade das hordas e da casa.

"Unholy Funeral", como esse som é perfeito para ser executado ao vivo, guitarras cadenciadas, e teclado de fundo dando o clima que realmente nos remete a um verdadeiro funeral.

Uma mudança na ordem do álbum, eis que vem "Nightly Kingdoms" para abrir espaço para uma das canções mais marcantes desse trabalho, me refiro ao clássico, "Lustful Father" que fez muitos dos presentes baterem cabeça, vale lembrar que o clima no recinto era o mais agradável possível, com todos se respeitando e curtindo de boa o espetáculo.

Mais uma veloz, "Flowers of My Youth", que tem um riff que gruda na mente, como a maioria dos clássicos desse álbum, a mórbida "The River of My Souls" e já com público mais que satisfeito, como no clássico lançado originalmente em 1993, encerram com "The Tressrising of Nyarlathothep", ao final, os músicos saem de cena, para logo retornarem com "Genesis of Apocryphal Desire", originalmente gravada para a demo tape de mesmo nome, lançada em 1990.

Mais uma vez não posso deixar de parabenizar, o produtor Robson Arulac (Storm Productions) por sempre escolher com muito cuidado o cast de seus eventos e a todos os envolvidos neste que na minha sincera opinião, foi o melhor evento do ano até agora!

Esse evento provou mais uma vez, que o público também deseja ver bandas nacionais sim, mas não as mesmas que vivem tocando por ai, nosso país está repleto de hordas magníficas, basta a boa vontade de procurar, acreditar e dar oportunidade. Para nossa sorte isso sempre está acontecendo nos eventos desta produtora!

 

Agradecimentos especiais: Robson Arulac & Storm Productions, Mary Desaster (Fotos) e a todas as bandas presentes!

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!