RESENHA: NASHEIM - Jord och Aska
16/05/2019 16:08 em Resenhas

 

 

 

 

 

 

NASHEIM - Jord och Aska

Label: Northern Silence Productions (clique aqui para acessar o site da gravadora)
 



HISTÓRICO

Tendo seu início no já longínquo ano de 2001, a sueca NASHEIM tem em sua história algumas demos e splits com bandas do underground europeu.

Formada e mantida por Erik Grahn (ex-LETHAL, WITCHE'S COVEN, etc) em 2014 foi lançado o excelente "Solens Vemod".

Cinco anos após este lançamento, a gravadora NORTHERN SILENCE acaba de lançar o novo álbum, "Jord och Aska".

 

ANÁLISE

Os segundos iniciais de "Att sväva över vidderna" empolgam de cara a todos os apaixonados por uma sonoridade puxada para o Doom Metal. 

De verdade: o clima criado aqui emociona. Seja pelo início dedilhado, a lá MY DYING BRIDE (principalmente quando surge o violino), ou pelo clima criado a cada nova transição, temos uma atmosfera perfeita para as almas em solidão. Mesmo quando tudo torna-se mais pesado, após os quatro primeiros minutos, a proximidade com o Doom Metal ainda é gritante. 

E isto deixa esta faixa ainda mais perfeita! Mesmo destilando suas mais variadas influências (o Black e o Death Metal também surgem em profusão durante os exatos vinte minutos de duração.

Em uma época onde as pessoas mal ouvem um disco inteiro, criar uma música com mais de vinte minutos é uma missão ousada. E ainda bem que a NASHEIM resolveu ousar. O tempo passa sem que a música soe cansativa ou repetitiva. Muito disto também pelo excelente trabalho do baterista convidado David Ekevärn (MORTUUS, APOSTASY, etc). Esbanjando técnica e precisão, os trabalhos da bateria estão além dos encontrados no estilo.

As coisas ficam ainda melhores após a metade da faixa, quando entram os vocais. A alternância entre vocais agressivos e limpos proporcionam um clima ainda mais denso, sendo o fechamento perfeito para uma das músicas mais inspiradas ouvidas recentemente.

A faixa seguinte, "Grå de bittert sådda skogar" mantém o clima natural do álbum, sendo quase uma continuação natural da faixa anterior. Aqui percebemos que, não importa se estamos diante de momentos mais agressivos ou suaves, a NASHEIM consegue muito bem fazer esta transição de forma muito interessante.

Diferentemente das faixas anteriores, "Sänk mig i tystnad" começa de forma mais agressiva. Esta que talvez tenha os momentos mais agressivos do álbum, possui também seus momentos mais épicos. Toda a bela impressão causada nas duas faixas anteriores é confirmada aqui. Incrível a transição musical que acontece seus momentos finais. E que momentos finais! Poucas vezes o violino foi tão bem utilizado no metal extremo! 

Encerramos a audição assim como a iniciamos: certos de estarmos diante de uma obra inesquecível.

 

VEREDITO

"Jord och Aska" não é indicado apenas para os amantes do metal extremo, mas sim para todo o verdadeiro amante da música.

Passagens inspiradíssimas executadas por grandes músicos fazem deste um álbum gostoso de ouvir.

Longe do Black Metal que a classifica, temos aqui as mais diversas influências que construíram a sonoridade de uma das bandas mais impressionantes da atualidade.

 

(Daniel Aghehost)

 

 

 

 

TRACK-LIST

1.Att sväva över vidderna

2.Grå de bittert sådda skogar

3.Sänk mig i tystnad 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!