RESENHA: CULT OF FIRE em São Paulo/SP
09/07/2018 11:53 em Resenhas

Cult of Fire, Vic Club (22/06/2018)

Produção: Storm Productions

Resenha: Reinaldö Steel – Fotos: Claudio Higa

 

Enquanto a maioria do público underground aguarda com expectativa eventos como o Guaru Metal Fest e o Setembro Negro, eis que a Storm Productions, produtora essa que mais traz ao país bandas que ninguém imaginaria e acaba sendo responsável pela rotação de shows undergrounds aqui na capital, realiza mais um grande evento em São Paulo.

 

Dessa vez, a produtora não deixou nem a poeira baixar e presenteou os fãs do Metal Negro com mais um grande evento.  Após a vinda da lenda viva Master’s Hammer, eis que veio ao Brasil outra horda da República Tcheca, o CULT OF FIRE.

 

A banda é formada por músicos bastante conhecidos do cenário Underground tcheco, como Infernal Vlad e Tom Coroner, ambos pertencentes ao lendário e finado MANIAC BUTCHER.

 

Em suporte dos seus últimos lançamentos, o EP "Life, Sex and Death", e o mais recente álbum, o live "Kali Fire Puja", a horda vem chamando atenção por onde passa. Considerada por parte dos fãs como uma das hordas mais significantes do cenário atual, não só de som vivem os músicos, os mesmos vivem totalmente o lado obscuro do hinduísmo. E isso a banda faz questão de demostrar não somente em suas letras e capas dos álbuns, mas em tudo que abrange na montagem de seu cenário em cima do palco.

 

Para esse evento, a produção não escolheu nenhuma banda de abertura já que, segundo ela, somente o cenário de palco demoraria quase uma hora para ser finalizado.

 

Mesas, candelabros, velas acesas, imagens de deuses e deusas, foices cruzadas, parecia que estávamos diante de uma preparação para algum ritual negro.

 

Assim que as portas do Vic Club se abriram ao público, os fãs foram direto para a frente do palco para tirar aquela selfie e imortalizar aquele belíssimo e obscuro cenário citado acima; momento esse que talvez será repetido.

 

Aos poucos a casa era tomada por vários fãs, muitos deles também estavam presentes no Master’s Hammer provando mais uma vez que durante esses 7 anos, a Storm Productions está cumprindo um excelente papel em prol do underground.

 

Vamos ao espetáculo....

 

Eis que o palco é tomado por uma tonalidade vermelha escura, clima perfeito para o início de um dos eventos mais marcantes do ano. Após uma breve intro, eis que “When Death Is All” abre o espetáculo. Escolha perfeita para levantar o público logo no início. Na sequência, o primeiro som do EP “Life, Sex & Death”, a horda manda a excelente “Death”. Seus quase 7 minutos fizeram com que o público não parasse de bangear. Como as melodiais desse som conseguem ficar na memória! Simplesmente magnifica! Destaque para o potente vocal de “Devilish” e do preciso trabalho do baterista “Tom Coroner”. O músico simplesmente esmerilhou seu kit.

 

Sem pausa, a horda executa “Kali Ma”. Seu início viajante dava destaque para a performance sombria do vocalista que não parava de encarar a plateia. Não posso deixar de comentar sobre as vestimentas dos músicos: todos encapuzados de negro.

 

Do primeiro full-length “Triumvirát”, lançado em 2012, eis que a horda solta “Horizont Temnoty”. Que cacetada meus amigos! Esse som foi responsável pelos gritos e braços erguidos do público, fazendo com o vocalista agradecesse aos presentes.

 

Após uma pequena pausa, a horda solta um dos sons mais aguardados da noite, “On the Funeral Pyre of Existence”. Que som meus amigos! Se você quer conhecer o som dessa magnifica horda, indico esse. O público volta a levantar seus punhos ao ar e bater cabeça na companhia dessa maléfica canção.

 

Aproveitando a empolgação do público, “Gruesome Dance of Death” explode nos P.A. do Vic Club, provando que a sonoridade do CULT OF FIRE nos cds é uma e ao vivo é outra, muito mais agressiva, se tornando assim um atrativo a mais em suas apresentações.

 

Nessa altura, era nítido que o público presente estava curtindo demais essa apresentação, mas ainda faltava alguns sons que não poderiam ficar de fora. Então eis que mais um grande som é perfeitamente executado: “Khanda Manda Yoga”, outro som que definitivamente é um dos melhores do CULT OF FIRE. Que levada perfeita! Destaque novamente para o baterista, que pegada foda! Mais uma vez a horda consegue fazer o público se matar de bangear em frente ao palco.

 

Do EP de 2017, a banda executa a faixa que abre esse EP, mais uma aula de porradaria. “Závěť světu”, que se tornou vídeo oficial, vem na sequência, demostrando que a dupla de guitarras se destaca, com cada um fazendo um riff diferente do outro, culminando na velocidade que permeia a canção, marcação de batera precisa, som de teclado ao fundo, e toda aquela magia sonora, que só quem sabe, faz acontecer. A faixa é mais uma que foi responsável por uma ótima performance de palco de todos os músicos presentes.

 

Para fechar o espetáculo, a horda escolhe um dos seus melhores artefatos, “Satan Mentor”, som imortalizado no álbum “Triumvirát”, lançado em 2012. Que desgraceira sonora!!! Para ter ideia, mesmo com o final do show o público não arredou o pé de frente ao palco, na esperança de mais algum som ser entoado. Mas infelizmente, era o fim.

 

Parabéns à Storm Productions (através de seu idealizador, Robson Arulac), pela excelente organização. Preços dos alimentos e bebidas bem acessíveis tornam qualquer evento mais especial ainda. Outro diferencial da Storm Productions é trazer espetáculos como esse ao nossos país, já que pouquíssimas produtoras se importam com hordas como essa. Hordas que por não fazerem parte dos "Grandes do Black Metal", mesmo com um grande talento, acabam ficando fora de evidência. Portanto, temos que continuar apoiando quem realmente trabalha em prol do verdadeiro underground!

 

Essa semana ficamos sabendo que a banda NIFELHEIM, estaria negociando um retorno ao Chile. E a Storm Productions está interessada em fazer uma ponte e realizar mais um sonho dos bangers tupiniquins. Aguardem mais novidades através da página da produtora no Facebook ou aqui mesmo na sua Dark Radio.

 

Até a próxima Headbangers!!!

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!