PRIMEIRAS IMPRESSÕES: CHRIS BOLTENDAHL'S STEELHAMMER - Reborn in Flames (Rock of Angels Records - 2023)
08/09/2023 23:53 em Resenhas

CHRIS BOLTENDAHL'S STEELHAMMER - Reborn in Flames

(Rock of Angels Records - clique aqui para adquirir)

 

 

VEREDITO - DANIEL AGHEHOST

Não é segredo para ninguém que a GRAVE DIGGER vem lançando discos medianos, onde a fórmula de sucesso encontrada lá atrás vem sendo utilizada à exaustão.

Porém, o que Chris Boltendahl fez em “Reborn in Flames” acende uma esperança em discos ainda mais interessantes pela frente.

Destaco aqui as faixas “Die for your Sins” e “Fire Angel” que remetem muito à fase inicial de sua banda principal.

Um disco que não mostra muito de novo, mas que reacende a carreira deste importante vocalista.

Compre, aumente o volume e bata muito sua cabeça em nome do metal.

 

7.5/10

 

VEREDITO - EDUARDO PEREIRA

Depois de 43 anos a serviço do Metal como frontman do GRAVE DIGGER, o ícone Chris Boltendahl decidiu lançar seu primeiro álbum solo, sob a bandeira de Chris Boltendahl’s Steelhammer. Intitulado "Reborn In Flames", o álbum foi lançado pela gravadora grega Rock Of Angels Records - ROAR – e a arte da capa ficou a cargo do conceituado artista alemão Uwe Jarling.

O álbum foi lançado nas versões digital, CD digipak, box set limitado a 500 cópias e vinil em 4 cores limitados a 2.200 cópias.

Chis continua sendo mestre naquilo que faz de melhor: Metal de altíssima qualidade. Para escrever as 10 faixas compostas para o álbum, Chris contou com a parceria do guitarrista Tobias Kersting, ex-Orden Ogan. Completam a formação o baixista Lars Scheneider, também ex-Orden Ogan, e o baterista Patrick Klose, do Iron Saviour.

Musicalmente, a impressão que me passa é a de que todas as músicas desse álbum poderiam facilmente figurar nos álbuns do Grave Digger, tamanho seja seu poderio Heavy/Power Metal. Porém, com o passar dos anos, a parte lírica do Grave Digger foi se tornando mais elaborada, com temáticas mais complexas e álbuns conceituais. Talvez seja aí o diferencial.

Com letras mais simples, enfatizando o amor ao Metal, o álbum conseguiu me transportar para o passado do Grave Digger, mais especificamente para o Heavy Metal Breakdown, quando a banda escrevia letras mais simples e que homenageavam o Metal.

Se foi intencional, eu não sei, mas passou-me a impressão de que Chris sentia falta de escrever letras com essa temática mais simples e lançar álbuns focados nesse tema, o que é ótimo, pois o álbum cumpre o prometido de forma honesta.

Destaco os singles do álbum: Reborn In Flames, que abre o disco, Beyond The Black Souls, Fire Angels e também destaco o cover Metal para Beds Are Burning, da banda australiana MIDNIGHT OIL. Como fã de MIDNIGHT OIL, fiquei muito feliz com esse cover.

Só espero não ver Chris Boltendahl fazendo as dancinhas do Peter Garrett...

 

8.3/10

 

 

TRACK LIST

1. Reborn in Flames

2. Fire Angel

3. Beyond the Black Souls

4. Gods of Steel

5. Die for Your Sins

6. Let the Evil Rise

7. Out of the Ruins

8. I Am Metal

9. The Hammer That Kills

10. Iron Christ

11. Beds Are Burning (Midnight Oil cover)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!