PRIMEIRAS IMPRESSÕES: JAG PANZER - The Hallowed (Shinigami Records - 2023)
08/09/2023 23:11 em Resenhas

JAG PANZER - The Hallowed

(Shinigami Records - clique aqui para adquirir)

 

 

VEREDITO - DANIEL AGHEHOST

"The Hallowed" é um album que esbanja vigor. Um álbum que atrai não somente o fã ardoroso de power metal, mas também todo aquele que ainda se empolga com vocais podereosos, riffs cortantes e uma cozinha acima da média.

Músicas como “Ties that Bind” ou “Onward We Toil”, por exemplo, estão facilmente entre as melhores do estilo. Este é um disco que consegue atrair novamente as atenções do mundo para estes jovens senhores.

Compre sem pestanejar.

 

9.2/10

 

VEREDITO - EDUARDO PEREIRA

Após o lançamento do excelente The Deviant Chord, de 2017, confesso que criei uma expectativa sobre o próximo lançamento da banda estadunidense Jag Panzer. O que eu não imaginava era que precisaria esperar 6 longos anos pelo lançamento do novo álbum. Mas essa espera foi recompensada. Lançado em 23 de junho, The Hallowed correspondeu às minhas expectativas.

The Hallowed é o décimo segundo álbum de estúdio da banda e traz um Heavy Metal muito bem executado. Se eu não conhecesse a banda e alguém me dissesse que se trata de uma banda britânica, eu acreditaria, tamanha é a iinfluência da New Wave Of British Heavy Metal nas composições da banda, que estão presentes desde a criação da banda, quando ainda se chamavam Tyrant e, além de composições próprias, traziam em seu repertório covers de Judas Priest, Iron Maiden, Black Sabbath e Rainbow.

Liricamente, The Hallowed é um álbum conceitual, sobre um futuro pós-apocalíptico, contado sob a perspectiva dos animais. A qualidade do conceito é tamanho, que a banda lançou, no final de 2022, uma história em quadrinhos com o mesmo título, mas contada sob a ótica dos humanos.

O álbum marca a estreia da banda no selo alemão Atomic Fire Records e a belíssima capa ficou a cargo de Travis Smith.

The Hallowed também marca a estreia do guitarrista Ken Rodarte, que foi efetivado no posto vago desde a saída de Joey Tafolla e se junta aos membros originais Harry “The Tyrant” Conklin (vocal), Mark Briody (guitarra) e John Tetley (baixo), além do baterista Rikard Stjernquist, que está na banda desde 1987.

O álbum abre com a excelente Bound As One, com ritmo acelerado e o vocalista Harry Conklin já atingindo notas altas, mostrando todo o potencial de seu vocal versátil. A segunda faixa, Prey, que teve vídeo clipe oficial lançado, alterna levadas rápidas e cadenciadas, um verdadeiro convite involuntário para banguear, com destaque para a bateria de Rikard Stjernquist. Na sequência, Ties That Bind, que é mais cadenciada, nos traz um belíssimo trabalho de guitarras e melodias. Stronger Than You Know, com sua levada mais Power Metal, é exatamente o que o título sugere, sendo uma das faixas mais fortes do álbum. Onward We Toil possui refrões fortes, que grudam na mente,  com vocais épicos e uma estrutura musical que, em determinados momentos, me lembrou um pouco o sueco HammerFall. Edge Of A Knife possui riffs cavalgados, muito utilizados por bandas do estilo, mas que funcionam bem, pois são do agrado da maioria. Dark Descent tem uma levada bem Power Metal, com uma pegada empolgante. Wether The Storm é um pouco mais cadenciada, com bons trabalhos de guitarras. Renewed Flame tem uma marcação forte do baixo de John Tetley, com destaque também para o vocal de Harry. Last Rites finaliza o álbum, sendo a faixa mais longa, com seus quase dez minutos. Destaques para a cozinha, formada por Rikard e John, que confere bastante peso a essa faixa cadenciada, quase Doom em algumas partes, e para o vocal de Harry, que deu um ar mais épico à faixa.

O álbum foi lançado simultaneamente no Brasil, via Shinigami Records, que também lançará em breve a HQ de forma limitada.

A pergunta que eu deixo é: por que o Jag Panzer não tem o reconhecimento ao qual merece? Quando falamos em Heavy Metal estadunidense, os primeiros nomes que surgem à cabeça da maioria são Savatage e Manowar, enquanto o Jag Panzer parece relegado a segundo escalão.

Vida longa aos “tiranos” do Jag Panzer! E que venham novos álbuns!

 

9.5/10

 

 

 

TRACK LIST

1. Bound as One

2. Prey

3. Ties That Bind

4. Stronger than You Know

5. Onward We Toil

6. Edge of a Knife

7. Dark Descent

8. Weather the Storm

9. Renewed Flame

10. Last Rites

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!