PRIMEIRAS IMPRESSÕES: DELAIN - Dark Waters (Napalm Records - 2023)
14/03/2023 10:29 em Resenhas

DELAIN - Dark Waters

(Napalm Records)

 

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Após a debandada geral promovida pelo chefão Martijn Westerholt (teclados) logo após o lançamento de seu último trabalho, “Apocalypse & Chill” (2020), a DELAIN lança pela Napalm Records seu 7º trabalho, “Dark Waters”.

E o disco abre com a radiofônica “Hideaway Paradise” que, com seu refrão pegajoso e melodias inspiradas, apresentam aos fãs a nova e competente formação. Tendo agora os já conhecidos Sander Zoer (bateria) e Ronald Landa (guitarras), além dos novatos Ludovico Cioffi (baixo e vocais) e Diana Leah (vocais), a banda continua afiada, com temas indo cada vez mais em direção ao pop. Tudo aqui foi feito estrategicamente para que cada música se transforme em um single de sucesso. Desta forma, músicas como “The Quest and the Curse”, “Beneath” (com participação de Paolo Ribaldini, que já passou por diversas bandas do underground sinfônico) ou “Tainted Hearts” podem facilmente agradar a fãs do Metal sinfônico quanto a pessoas que apreciam um som mais pop. E isso não é ruim, mesmo podendo cansar na metade de audição.

As músicas vão passando e vamos tendo ainda mais a certeza da acertada decisão de Westerholt em escalar Diana Leah para os vocais. Independente do estilo e do andamento, seus vocais chamam a atenção pela qualidade e carisma. Claro que tudo aqui foi feito exatamente para que ela brilhe ainda mais, já que a mixagem deixou a voz propositalmente à frente de tudo e ocupa a maior parte do espaço sonoro, inibindo toda a orquestração feita pela banda. Mas músicas como “Invictus” (onde Diana brilha ainda mais quando está diante do contraste das vozes de Paolo e Marko Hietala – ex-NIGHTWISH) e “Queen of Shadows” (talvez a música que mais se aproxime do estilo característico da banda) são excelentes exemplos de como a belíssima voz de Diana se adequou bem à banda.

Quer outro exemplo? Ouça a versão ao piano de “The Quest and the Curse”. Um momento ímpar!

 

 

VEREDITO

“Dark Waters” é um disco moderno. Um disco que aposta sem medo no pop fazendo com que o som da banda atinja ainda mais mercados.

Não é um disco inferior aos seus primeiros trabalhos, porém é um disco bem diferente de tudo que a banda já fez.

Se você não é fã da banda, algumas passagens chamarão sua atenção por sua qualidade. Mesmo assim, pode ser pouco para a aquisição do disco.

Agora, se você é fã, com certeza considerará o novo trabalho de Westerholt e companhia um dos melhores de sua carreira.

 

(Daniel Aghehost)

 

7.8/10

 

TRACK LIST

1. Hideaway Paradise

2. The Quest and the Curse

3. Beneath

4. Mirror of Night

5. Tainted Hearts

6. The Cold

7. Moth to a Flame

8. Queen of Shadow

9. Invictus

10. Underland

11. The Quest and the Curse (piano version)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!