PRIMEIRAS IMPRESSÕES: IN FLAMES - Foregone (Shinigami Records - 2023)
04/03/2023 10:34 em Resenhas

IN FLAMES - Foregone

(Shinigami Records - Clique aqui para adquirir)

 

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Sendo bem direto, desde “Clayman” (2006), a sueca IN FLAMES tem lançado discos altamente questionáveis. Os dois últimos trabalhos (“Batlles”, de 2016 e “I, The Mask” de 2019) apresentaram ao mundo uma banda confusa, muito distante do melódico Death Metal que lhe era comum.

“Foregone”, seu 14º trabalho de estúdio, é um disco que aponta para novos (e criativos) horizontes. Músicas que resgatam seu passado, como “State of Slow Decay” – e sua condução à la AT THE GATES ou “Foregone pt. 1” conseguem facilmente se destacar perante as demais, mostrando que este é o melhor lançamento da banda em anos.

Uma das críticas recentes à IN FLAMES é a profusão de vocais limpos. Gosto muito do timbre vocal de Anders Fridén, independente do estilo. Porém, a tonelada de músicas que abusam dos vocais limpos naquela pegada bem Metalcore podem cansar um pouco o fã que prefere algo mais visceral.  “Pure Light of Mind”, por exemplo, mostra um momento desinteressante do álbum, onde nem a melodia e nem os vocais conseguem construir a atmosfera correta narrada pela bela letra.

Quanto mais as músicas passam, a sensação que fica é que a banda deseja cada vez mais resgatar sua fase áurea, porém sem desagradar os fãs da sonoridade moderna dos discos mais recentes. Uma decisão arriscada, pois pode fazer com que a banda não agrade a nenhum de seus fãs.

 

 

VEREDITO

Não dá para negar que “Foregone” é um dos melhores lançamentos da IN FLAMES das últimas décadas. Músicas pesadas, velozes e modernas executadas por uma banda que não teme se arriscar.

A entrada de Chris Broderick ao time proporcionou, em alguns momentos, belíssimos solos onde a guitarra chega a emocionar. Com certeza, uma bela aquisição aos já tarimbados Bjorn Gelotte (guitarras), Bryce Paul Newman (baixo), Tanner Wayne (bateria) e ao vocalista Anders Fridén. Destaco a belíssima arte para o disco, feita por Black Armstrong (que também fez as capas anteriores da banda) que retrata bem os elementos cruciais do disco. E não posso deixar de citar aqui as músicas “Foregone pt. 1” e “State of Slow Decay” que arrancarão sorrisos de todos os velhos fãs da banda.

Um disco que comprova que a IN FLAMES corre velozmente na direção correta.

 

(Daniel Aghehost)

 

8.0/10

 

TRACK LIST

1. The Beginning of All Things That Will End

2. State of Slow Decay

3. Meet Your Maker

4. Bleeding Out

5. Foregone, Pt. 1

6. Foregone, Pt. 2

7. Pure Light of Mind

8. The Great Deceiver

9. In the Dark

10. A Dialogue in B-flat minor

11. Cynosure

12. End the Transmission

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!