O CHAOS RISING é um projeto coletivo internacional de mulheres no mundo do metal, fundado em 2019 pela multi-instrumentista francesa Stéphanie Nolf, reúne mais de 35 musicistas de 18 países, incluindo alguns dos maiores nomes do metal, como, por exemplo, Britta Goertz (Crítical Mess/Hiraes), Luana Dametto (Crypta/ex-Nervosa) e Silvia Pistolesi (Sudden Death), entre muitas outras e em um espírito colaborativo e inclusivo, o CHAOS RISING acolhe, incentiva e convida todas as artistas femininas interessadas em metal a se envolverem em qualquer tipo de aspecto da música e do projeto. As mulheres podem participar tocando, gravando, projetando a arte do álbum, escrevendo letras, trabalhando na produção ou promoção do álbum.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Há dois anos lançando singles, agora estes foram reunidos em um cd duplo com 20 faixas, e batizado como “Singles”, lançado em 14 de outubro de 2022. São dois cd’s reunindo todas músicas já lançadas e que visitam todas as vertentes do metal, como o death metal em “Hybris”, o doom em “Lost” e o melódico em “The end of the ignorance”, sem esquecer os outros estilos apresentados, que passam por thrash, heavy, symphonic, hard rock, hard core.... e em cada uma das músicas dá para sentir a paixão e o excelente trabalho de todas as envolvidas.
DESTAQUES
Um dos destaques é a faixa “Normalize”, que aborda o “Efeito Matilda” na sociedade
"The Matilda effect is a bias against acknowledging the achievements of those women scientists whose work is attributed to their male colleagues.” (O efeito Matilda é um preconceito contra o reconhecimento das conquistas daquelas mulheres cientistas cujo trabalho é atribuído a seus colegas homens.)
VEREDITO
O lançamento do cd físico foi possível graças a um crowfounding bem sucedido, já que o projeto não tem fins lucrativos, e está a venda, em edição limitada no site do Chaos Rising, mas dá para ouvir qm qualquer plataforma de streaming
Com certeza, pelo menos uma das músicas vai agradar, já que o cd é bem variado em termos de estilos apresentados.