PRIMEIRAS IMPRESSÕES: PÁTRIA - Hexerei (Drakkar Producions - South America Division)
24/08/2022 11:27 em Resenhas

PATRIA - Hexerei

Onde adquirir: Drakkar Productions - South American Division

 

HISTÓRICO

Formada no ano de 2008 e.v., a brasileira PATRIA lançou alguns dos discos mais interessantes do Black Metal nacional. Tendo em sua formação os veteranos Triumphsword (vocais) e Mantus (guitarras), a banda acaba de lançar seu sétimo trabalho de estúdio, "Hexerei".

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A intrigante intro "Hexerei" prepara o ouvinte para o clima gélido e sombrio que transitará por todas as faixas deste novo trabalho da PATRIA. "Worms of Light" surge na sequência mostrando toda a versatilidade na sonoridade da banda: de começo rápido, com o passar do tempo a música evolui para andamentos cadenciados por riffs inspiradíssimos que a transformam em um dos momentos marcantes de sua história. O clima encontrado no final remete diretamente ao que era feito no Black Metal dos anos 90 (a sutil adição de teclados garante relevância ímpar).

São necessários poucos segundos de "Archetypes" para percebermos que estamos diante de um dos grandes destaques desta obra. O andamento extremamente lento deixa a atmosfera ainda mais densa, onde os vocais de Triumphsword conduzem o ouvinte a rituais de caos e magia. O disco segue de forma fascinante, com músicas que agradarão ao mais radical seguidor da música extrema, como "A Last Breath of Sulphur" (que conta com a brilhante participação de Lembetu, da estoniana LOITS), a fantástica  "Under the Devil’s Void" e suas mudanças de andamento que impressionam.

Outro momento grandioso surge em "Consecration" onde a PATRIA consegue transpor em música toda a negra essência de Augusto dos Anjos (inclusive com passagens do poema "Psicologia de um Vencido") fazendo desta mais um momento proeminente do disco. O clima noventista segue em "Unborn Spellcraft" (outro momento veloz e extremo), "Storm of Wilderness" (com magnífico trabalho de teclados) e na extrema "Transmutation". O encerramento se dá com a belíssima outro "All Vices", onde concluímos a audição desta obra com a certeza de estarmos diante de um dos grandes lançamentos do underground nacional.

 

DESTAQUES

São muitos os destaques de "Hexerei". Podemos começar por sua capa minimalista, onde temos apenas mãos banhadas em sangue seco, sendo que a mão direita tenta desesperadamente conter as ações da mão esquerda. Poucas vezes uma arte criou tamanha conexão com a parte sonora de um trabalho.

Devemos enaltecer também as participações especiais de Fog (agora Demon Fog - SONGE D'ENFER - que divide os vocais com Triumphsword em algumas faixas) e Lembetu (que divide os vocais em "A Last Breath of Sulphur" - esta participação ficou tão marcante que "Hexerei" apresenta uma faixa bônus: "Viimne väävlisõõm" que é esta faixa cantada em estoniano por Lembetu)

Para encerrar, sabemos que é inegável o talento de Mantus nas seis cordas. Mas a enxurrada de riffs e andamentos presentes aqui fazem deste um dos mais marcantes trabalhos do guitarrista.

 

VEREDITO

Ouvir "Hexerei" é um verdadeiro deleite. Esta obra esbanja criatividade e requinte, sem precisar de grandes esforços para atrair a todo amante do metal negro. Um disco que resgata com primor a verdadeira essência do Black Metal. Por isso, obrigatório em qualquer coleção que se preze.

(Daniel Aghehost)

 

9.7/10

 

TRACK LIST

1. Hexerei

2. Worms of Light

3. Archetypes

4. A Last Breath of Sulphur

5. Under the Devil’s Void

6. Consecration

7. Unborn Spellcraft

8. Storm of Wilderness

9. Transmutation

10. All Vices

11. Viimne väävlisõõm

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!