PRIMEIRAS IMPRESSÕES: JUDAS PRIEST - Invincible Shield (2024)
20/03/2024 13:06 em Resenhas

JUDAS PRIEST - Invincible Shield

(Sony Music - Clique aqui para adquirir)

 

  

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Desde sua formação em meados dos anos 60, a JUDAS PRIEST tem sido uma força imparável no mundo do heavy metal. A banda, que ao lado de seus contemporâneos de Birmingham, BLACK SABBATH, ajudou a definir o gênero, chega agora com "Invincible Shield", um álbum que não apenas celebra sua resistência e relevância, mas também reafirma seu lugar como pioneiros do metal. Este lançamento, seu 19º esforço de estúdio, surge em um momento em que o metal, apesar de não dominar as paradas como em décadas passadas, continua a possuir uma base de fãs fervorosa e dedicada. "Invincible Shield" é um testemunho da habilidade da JUDAS PRIEST de se adaptar e evoluir, mantendo-se fiel ao ethos que definiu sua sonoridade desde o final dos anos 70.

O álbum abre com "Panic Attack", um assalto sonoro que imediatamente estabelece o tom para o que está por vir. Com a produção impecável de Andy Sneap, que já havia trabalhado com a banda em "Firepower" de 2018, a faixa apresenta riffs pesados e a inconfundível voz de Rob Halford, que, mesmo após décadas, ainda consegue entregar performances vocais que são nada menos que espetaculares. "The Serpent And The King" segue, mantendo o impulso com sua energia frenética e solos de guitarra cortantes de Richie Faulkner e Glenn Tipton, que juntos, criam uma muralha de som que é ao mesmo tempo nostálgica e refrescantemente nova.

O coração de "Invincible Shield" reside em sua capacidade de balancear hinos de metal estrondosos com momentos mais meditativos, sem nunca perder de vista a ferocidade que é a marca registrada da banda. "Devil In Disguise" e "Gates Of Hell" exemplificam essa dinâmica, mesclando grooves pesados com melodias cativantes que ficam na cabeça muito depois de a música ter acabado. No entanto, é em faixas como "Crown Of Horns" que a JUDAS PRIEST realmente brilha, criando uma atmosfera carregada de emoção que fala tanto da jornada da banda quanto da perseverança e da busca pela glória no metal.

Apesar de alguns momentos do álbum parecerem seguir uma fórmula um tanto previsível, não se pode negar a habilidade com que cada faixa é executada. A produção de Sneap eleva cada música, garantindo que "Invincible Shield" soe tão monumental quanto os trabalhos anteriores da banda, se não mais. O álbum não apenas reflete as raízes bluesy da banda, mas também explora territórios mais melódicos e até sinfônicos, como evidenciado em faixas como "As God Is My Witness" e a complexa "Trial By Fire".

Liricamente, "Invincible Shield" não se desvia muito do território familiar para o quinteto, com temas abrangendo desde a luta interna e externa até comentários sobre o estado do mundo. No entanto, é a sinceridade e a execução dessas temáticas que fazem com que o álbum se destaque. A faixa de encerramento, "Giants In The Sky", oferece uma dose de otimismo cauteloso, sugerindo que, apesar dos desafios, há sempre um poder e uma beleza na música que podem elevar o espírito humano. Momento ímpar!

"Invincible Shield" não é apenas um marco na longa e ilustre carreira da JUDAS PRIEST, mas uma afirmação poderosa da vitalidade contínua do heavy metal. A banda conseguiu criar um álbum que é ao mesmo tempo um retorno às raízes e um passo adiante, oferecendo algo tanto para os fãs de longa data quanto para os novos ouvintes. Apesar de algumas críticas sobre a falta de diversidade em certos pontos, é impossível negar a paixão e a habilidade que permeiam cada faixa.

 

DESTAQUES

São diversos momentos de destaque neste trabalho. Começo com a faixa título (que rendeu um interessantíssimo vídeo, onde podemos ver a banda com muita vontade), "The Serpent and the King" (que remete aos momentos áureos da banda) e a épica "Giants in the Sky", onde constatamos que a JUDAS PRIEST ainda tem muita lenha para queimar.

 

VEREDITO

Em última análise, "Invincible Shield" solidifica a JUDAS PRIEST não apenas como sobreviventes do metal, mas como inovadores incansáveis que continuam a definir e redefinir o gênero. Este álbum é uma celebração da música que resiste ao teste do tempo, uma prova de que, mesmo enfrentando as inevitáveis mudanças na indústria musical, o metal permanece indomável. Não há dúvidas de que a JUDAS PRIEST, com sua mais recente obra, nos lembra por que eles são, de fato, uma força invencível no mundo do heavy metal. Fazia tempo que não ouvia algo tão poderoso vindo deste quinteto inglês.

 

(Daniel Aghehost)

 

9.4/10

 

TRACK LIST

1. Panic Attack

2. The Serpent and the King

3. Invincible Shield

4. Devil in Disguise

5. Gates of Hell

6. Crown of Horns

7. As God Is My Witness

8. Trial by Fire

9. Escape from Reality

10. Sons of Thunder

11. Giants in the Sky

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!