A realização da turnê brasileira é conjunta entre New Direction Productions e Agência Sobcontrole.
Em todos os shows desta turnê, o Cradle of Filth terá como banda convidada a norte-americana Uada, com seu black metal repleto de elementos melódicos e densos. Em Sã0 Paulo, o evento ainda terá discotecagem de Fernanda Lira, vocal e baixista da Crypta.
O Cradle of Filth, formado em 1991, originalmente uma banda de black metal, é ainda hoje uma das formações mais reverenciadas e influentes da música pesada. Com o passar dos anos, elementos sinfônicos e melódicos cresceram nas composições e a sonoridade única chegou até ao mainstream.
A banda, sempre com o carismático vocalista Dani Filth e seus gritos dilacerantes e guturais potentes, é também, há décadas, responsável por abrir caminho para muitos dos principais artistas do metal da atualidade com sua mistura característica de peso enegrecido, teatralidade macabra e estilo gótico cintilante.
O reinado do Cradle of Filth começou de fato com Dusk... and Her Embrace, de 1996, considerado o álbum que consolidou a identidade da banda, misturando black metal, gótico e elementos sinfônicos com uma produção mais refinada. Os vocais extremos de Dani Filth, as letras poéticas e obscuras e a ambientação vampiresca criaram um marco no black metal sinfônico.
Cruelty and the Beast, de 1998, colocou a banda inglesa em definitivo no primeiro escalão da música pesada mundial. É um álbum conceitual, baseado na história de Elizabeth Báthory, a condessa húngara acusada de assassinar centenas de jovens. Musicalmente, é sombrio, barroco e teatral. Os arranjos sinfônicos e a narrativa histórica deram uma atmosfera de ópera gótica sangrenta.
Destaque também para Midian (2000), um dos álbuns mais acessíveis e bem produzidos da banda, e Nymphetamine (2004), que indicou uma leve mudança para o metal gótico e extremo mais acessível. Em 2005, o Cradle of Filth foi indicado ao Grammy Awards na categoria "Best Metal Performance", com a música 'Nymphetamine (Fix)'.
Já na atual década, o lançamento de Existence Is Futile, de 2021 colocou o Cradle of Filth no 20º lugar na Billboard 200 com Hard Rock Genre (além de muitas outras estreias nas paradas).
Com o álbum cuja turnê traz a banda de volta ao Brasil, The Screaming of the Valkyries, lançado em março de 2025 pela Napalm Records, O Cradle of Filth une fantasmas do passado e um ousado passo em direção ao futuro. A sonoridade é moderna, sem abandonar passagens extremas, mas também flertando abertamente com momentos de heavy metal tradicional e thrash metal.
Não à toa os shows da atual turnê recebem elogios interessantes da mídia mundial. Em Brisbane, Austrália, a banda entregou uma performance descrita pelo site Hear 2 Zen Magazine como uma "sinfonia do caos", com vocais de Dani Filth considerados "perfeição demoníaca" e uma presença de palco que combinava energia desenfreada com teatralidade sombria.
Tellus Terror - Em São Paulo, a banda nacional convidada para o evento no Carioca Club é a Tellus Terror, de Niterói (RJ), que toca death/black metal sinfônico, nos moldes de Cradle Of Filth e Dimmu Borgir.
O álbum mais recente, Deathinitive Love Atmosfear, traz uma aura sombria e vampírica, ao mesmo tempo que aborda um tema não usual ao metal extremo, de forma carregada negativa e positiva, que é o amor, e como ele influencia as vidas das mais diversas formas de vida.
SERVIÇO
Cradle of Filth em São Paulo/SP
Data: 23 agosto de 2025 (Sábado)
Horário: 17h (abertura da casa)
Local: Carioca Club (Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros, São Paulo)
Cradle of Filth em Curitiba/PR
Data: 22 agosto de 2025 (Sexta-feira)
Horário: 18h (abertura da casa)
Local: Tork 'n Roll (Av. Mal. Floriano Peixoto, 1695 - Rebouças, Curitiba)
Cradle of Filth em Limeira/SP
Data: 21 agosto de 2025 (Quinta-feira)
Horário: 19h (abertura da casa)
Local: Mirage (Av. Prof. Joaquim de Michieli 755, Limeira)