RESENHA APRESENTAÇÃO BLACKNING / REBAELLIUN
ESTUDIO ESPAÇO SOM – SP - 06/10/16
Foi uma idéia bem sacada, pegar uma quinta feira, arrumar um lugar com uma boa estrutura e colocar duas bandas que estão lançando material novo no mercado, mas que dificilmente tocam em São Paulo. Sendo assim, no dia 06/10 o Estúdio Espaço Som promove um super encontro do Thrash Metal do Blackning, que lança o álbum AlieNation, com o Death Metal do Rebaelliun, que lança o CD The Hell’s Decrees, e que resultou em uma noite com muito peso e atitude.
O evento foi patrocinado pela Absolute Master, que foi a responsável pela masterização de ambos os trabalhos citados acima, e que teve a excelente ideia de organizar esse show, estando de parabéns pela iniciativa.
A primeira banda a subir no palco foi a Blackning, mostrando como se faz um Thrash Metal agressivo e rápido, colocando toda a galera pra agitar logo nos primeiros acordes. O set intercala sons de seus dois álbuns Order Of Chaos e AlieNation e o grupo se mostrou bastante comunicativo com o publico, sempre agradecendo aos presentes, mesmo este sendo numa quinta feira.
O grupo se mostra muito entrosado no palco, isso é resultado da longa estrada que acumulam, com varias apresentações no currículo. O batera Hellvis Santos se mostra um dos principais bateristas do estilo no pais, segurando o pique e fazendo uma cozinha muito coesa com o baixista Francisco Stanish, que também se mostra um excelente baixista, por sua vez Cleber Orsioli desempenha com extrema maestria as funções de guitarra e vocal, mostrando ser um autentico frontman.
No fim da apresentação o Blackning deixa o palco bastante aplaudido, mostrando que tem tudo para se tornar uma das principais bandas do estilo no cenário nacional e provando que estão prontos para invadirem o exterior com seu som.
Após alguns ajustes, eis que agora é a vez do Rebaelliun, que inicia o set com uma breve intro preparando os presente pra uma parede sonora extremamente pesada e impiedosa, tocando musicas do recém lançado The Hell’s Decrees, além de materiais dos trabalhos anteriores. O vocalista Lohi Silveira se encarrega de manter o publico sob o controle da horda, vociferando e tocando baixo, enquanto o batera Sandro Moreira é um dos destaques da apresentação, já que o cara não parou um segundo sequer e faz parecer que tocar bateria daquele jeito é a coisa mais fácil do mundo, o que não é.
Outro destaque fica pro Fabiano Penna, a cara estava simplesmente em transe na apresentação, e desfilava riffs atrás de riffs além de solos a velocidade da luz, mostrando o porquê é considerado um dos melhores guitarristas do metal extremo. Vale mencionar que o guitarra Adriano Martini (Exterminate) estava bastante entrosado com a banda, dando total suporte aos demais músicos do Rebaelliun.
O vocalista Lohi estava bem comunicativo e receptivo com o publico, afirmando que estávamos em um encontro com amigos, e agradecendo pela oportunidade de tocarem em São Paulo depois de muito tempo.
O resultado final não poderia ser diferente, com todos os envolvidos satisfeitos: as bandas por participarem de um evento com toda estrutura que merecem, de forma a valorizar suas apresentações; o local, que mais uma vez se mostrou uma alternativa de peso para abrigar eventos de musica Underground; a Absolute Master e o Eraldo Cobra que apostaram no evento e nas bandas escolhidas, mas principalmente ao público, que presenciou um dos melhores eventos desse ano.
Fica a dica aos promotores, já que o horário e o dia escolhidos se tornam uma alternativa de grande valor para eventos, e pelo fato de acabar cedo, ajudando e muito quem depende de transporte publico e que iria trabalhar no dia seguinte.
Agradecimentos ao Eraldo Cobra pelas fotos gentilmente cedidas.
FOTOS: ABSOLUTE MASTER
ENVIO DE FOTOS: DEBORA BRANDÃO - METAL MEDIA
FOTOGRAFO: BETO SANTANA
(Por: Nei Batera - Programa Samhain)