RESENHA: MELAN SELAS - "Φαος" (2019)
30/09/2019 20:50 em Resenhas

 

 

MELAN SELAS - "Φαος"

Label: Hammer of Damnation (Link para o site da gravadora)

 

ANÁLISE

Um dos grandes trabalhos de 2018 foi o quase despercebido "Ῥέοn" da grega MELAN SELAS. Um álbum que bebia diretamente da fonte que, em seu apogeu, originou os grandes baluartes do Black Metal Helênico.

Este disco só foi trazido ao Brasil pela HAMMER OF DAMNATION que, sabendo do potencial e autenticidade da banda, assinou o lançamento de seu segundo trabalho: "Φαος" (caos, em tradução literal).

Não precisamos de muito tempo para perceber que, mais uma vez, a gravadora acertou em cheio. Bastam os segundos iniciais de "Φαος Α (Λύχνος)" para notarmos como este trabalho é magistral.

Conduzida apenas por Dimitris Kontogiannis (D.K. - todos os instrumentos) e Astraea (Oletir - vocais), a MELAN SELAS conseguiu evoluir consideravelmente em tão pouco tempo! Se o disco anterior beira a perfeição, ela se encontra nestas seis faixas de "Φαος".

Os vocais limpos de Astraea surpreendem de cara, pois não esperávamos algo assim de alguém que possui vocais extremamente agressivos. Porém este adicional deixou a música ainda mais especial!! Logo que os vocais tradicionais ressurgem em cima de bases altamente inspiradas, rementendo por diversas vezes até à escola tradicional do metal (fato comum nas obras primas gregas), já estamos inteiramente entregues à entidade MELAN SELAS. Sem dúvidas, esta música figura facilmente entre as melhores lançadas pela banda!

A música seguinte, "Φαος Β (Ὄνειρος)" (sonho - em tradução literal) começa em velocidade superior à anterior, colocando ao ouvinte todo o poder de fogo da MELAN SELAS. É incrível a quantidade de riffs despejados por D.K. enquanto Astraea vocifera delírios perturbadores. 

Outro grande momento surge em "Φαος Γ (Δρόμος)". Com elementos ainda mais tradicionais, estas características lapidam a sonoridade da MELAN SELAS a ponto de empolgar qualquer headbanger. E as variações vocais de Astraea a gabaritam como uma das mais interessantes vocalistas da atualidade. Destaque para o belíssimo solo de guitarra próximo ao final. Refinadíssimo!

A ferocidade de Astraea nos segundos iniciais de "Φαος Δ (Μόχθος)" preparam o ouvinte para um dos melhores momentos de todo o disco. Sim, em um disco que abusa dos grandes momentos, esta faixa possui tudo que caracteriza a banda como uma das melhores vindas da terra de Platão: instrumentais velozes, que esbanjam técnica e requinte criam o cenário perfeito para a descrição de uma violenta batalha narrada com tamanha paixão pela vocalista. Em meados da música torna-se impossível acreditar que tudo ouvido aqui é conduzido por apenas duas mentes insanas.

A rápida "Φαος Ε (Βάθος)" aproxima-se da agressividade de bandas do Black Thrash Metal grego, como SATAN'S WRATH, DEMONIC CULT ou NECROWHORE deixando tudo ainda mais brutal e interessante. Esta é uma daquelas faixas onde torna-se impossível permanecer parado! Que momento!

O álbum encerra com a fantástica "Φαος Ζ (Φῶς)". Desde seu início com os vocais "angelicais", passando pelo seu andamento ora cadenciado, ora extremamente impetuoso, culminando em um clímax que qualificam "Φαος" não só como um dos grandes lançamentos do ano, como também um dos melhores trabalhos vindos das paragens gregas.

 

VEREDITO

Seria uma falácia dizer que a Grécia possui apenas as grandes e lendárias representantes do underground, como VARATHRON, ROTTING CHRIST, KAWIR e tantas outras, já que inúmeras bandas mais recentes naqueles lados merecem nossa atenção, como DAEMON OF OA, LADNAH, NOX FORMULAE e tantas outras.

Porém, é certo dizer que a MELAN SELAS é uma das grantes neste rol.

Se o trabalho anterior "Ῥέοn" apresentou aos hellbangers uma nova e promissora representante do Black Metal grego, "Φαος" a categoriza como um dos mais interessantes expoentes do Black Metal mundial. As variações vocais de Astraea assim como o amadurecimento de sua capacidade para compor letras altamente intrincadas apenas mostram que há sim sangue novo na sonoridade helênica.

Lançado pela HAMMER OF DAMNATION em acabamento luxuoso, este é um disco que precisa ser adquirido por todo aquele que lhe é merecedor.

 

10/10

 

(Daniel Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

1.Φαος Α (Λύχνος)

2.Φαος Β (Ὄνειρος)

3.Φαος Γ (Δρόμος)

4.Φαος Δ (Μόχθος)

5.Φαος Ε (Βάθος)

6.Φαος Ζ (Φῶς)

 

 

COMENTÁRIOS