RESENHA: SACRISTIA - Corpus Christis (2018)
11/04/2019 20:37 em Resenhas

 

 

SACRISTIA - Corpus Christis

Label: Voz da Morte Prod (Clique aqui e acesse o site da gravadora)
 



HISTÓRICO

Uma das lendárias bandas do interior paulista, a SACRISTIA foi formada na cidade de Rio Claro.

Executando um frio e certeiro Black Death Metal, depois de um longo inverno seu nome volta a ecoar no submundo graças a "Corpus Christis", compilação organizada pela gravadora VOZ DA MORTE PROD.

 

ANÁLISE

Uma das gravadoras mais importantes do underground nacional, sem dúvida alguma, é a VOZ DA MORTE. Conduzida com maestria pelos irmãos Anderson Carlos e Alex Anderson (Kito), a VOZ DA MORTE especializou-se em "garimpar" lançamentos que escreveram a história do metal extremo no país.

Um destes lançamentos é "Corpus Christis", da veterana SACRISTIA. Originária da cidade de Rio Claro/SP, a SACRISTIA teve seu início no prelúdio dos anos 90, sendo responsável por duas demos históricas para o underground: "Culto na Sacristia" de 1990 e "Corpus Christis", de 1991. E é justamente esta segunda demo que encabeça este lançamento. 

O disco abre com a clássica "Anthropophagy" e aqui já temos o clima primitivo deste trabalho. Impossível não se emocionar com a atmosfera (re)criada. Mesmo com as variações causadas pelo tempo, a magia ainda se faz presente. O ritmo segue com "Sacristy", outra clássica para quem acompanhou a história da banda em algum momento. A formação da demo, com Canibal (guitarra e vocal), Alemão (guitarra), Ricardo Herris (baixo) e Juninho (bateria), mostrava uma coesão incomum para o cenário na época. Riffs poderosos, baixo e bateria em perfeita sintonia fazem a camada sonora perfeita para os urros alucinantes de Canibal nesta demo.

Uma levada mais cadenciada anuncia "Invasion of Bodies" e justamente esta mudança de andamento mostra toda a versatilidade e alcance da banda. Após os segundos iniciais, quando a velocidade aumenta consideravelmente, deve-se destacar todo o trabalho de remasterização feiro por Rafael Effez. Mesmo trabalhando com uma demo que em breve completará 30 anos, ainda é possível ouvir os instrumentos sem maiores problemas. Aumente o volume da faixa seguinte, "For Blood For Meat" e comprove!

Duas faixas encerram esta primeira parte de "Corpus Christis": Primeiro, a faixa-título. Com sua marcha fúnebre logo aos primeiros segundos convidando o ouvinte para o sepultamento do ba$tardo, temos aqui um dos melhores sons produzidos pela SACRISTIA. Um verdadeiro clássico obrigatório para qualquer maníaco pelo metal negro. Na sequência, "Mortification" surge também com início arrastado e mórbido, preparando para um verdadeiro ataque até seu final.

A partir daqui, temos uma apresentação da banda no festival "Rrröööaarr Fest" em 2008. E aqui, com uma captação excelente e o notório amadurecimento dos músicos (acompanhando Canibal, temos os "novatos" Pecim - guitarra - Nando - baixo - e Verme - bateria), podemos perceber o quanto as músicas nascidas 18 anos após esta apresentação são poderosas. 

"For Blood For Meat", "Anthropophagy e "Invasion of Bodies", por exemplo, soam ainda interessantes perante as demais do set-list. 

 

VEREDITO

Este trabalho da veterana SACRISTIA é um daqueles materiais indispensáveis a todo aquele que vivenciou a podridão do underground nos anos 90. Tosco, denso, podre e, por isso mesmo, soberbo.

Impossível não destacar o trabalho gráfico de "Corpus Christis". Uma grande seleção de fotos antigas e cartazes feitos à mão contam a história da banda de forma emocionante. O prazer da audição se torna ainda maior ao contemplar todos os (ricos) detalhes do encarte. Brilhante.

Este álbum não é indicado para pessoas que ouvem som apenas pelo celular.

Isso aqui, meus amigos, é o verdadeiro underground brasileiro. Obrigatório!

   

(Daniel Aghehost)

 

 

 

 

Track-List

1.Anthropophagy

2.Sacristy

3.Invasion of Bodies

4.For Blood for Meat

5.Corpus Christ

6.Mortification

7.Intro (Ao Vivo)

8.Sacristy (Ao Vivo)

9.Imagen (Ao Vivo)

10.For Blood for Meat (Ao Vivo)

11.Gloomy in Sex (Ao Vivo)

12.Anthropophagy (Ao Vivo)

13.Invasion of Bodies (Ao Vivo)

14.False Preacher (Ao Vivo)

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!