PROGRAMA APOCALIPSE: Documento tenta decifrar a Origem do Black Metal no Brasil
22/01/2019 07:30 em NOTAS DO SUBMUNDO - EDITORIAL

 

 

 

 

 

 

A ORIGEM DO BLACK METAL NO BRASIL

 

PARTE 1

 

Prefácio

“Eu conheço seis pessoas que morreram como um resultado mais ou menos direto da existência do Venom. Espero que o Venom saiba que é terrível. É o legado deles.” - Øystein "Euronymous" Aarseth (1968-1993).

Tentar contar a história da origem do Black Metal no Brasil não seria fácil e para estabelecer uma linha do tempo tive que voltar nele e tentar encontrar o fio da meada e achar onde estaria a sua real origem, ou estabelecer uma data aproximada, o que não é uma regra, e pode com o passar do tempo ter mais informações e detalhes adicionados a essa resenha.

 

1980

 

“Mexer com metal nos anos 80 era um negócio maldito”, assim disse João Eduardo de Faria, fundador da Cogumelo Records em Belo Horizonte no ano de 1980 ainda como uma simples loja de discos.

Citar a sua fundação é de suma importância, pois nos anos que se seguiram a loja passaria a ser uma das gravadoras que foi diretamente responsável pelo fortalecimento da cena brasileira.

 

 

1981

 

Estávamos na ditadura, e mesmo que tivesse sido em seus últimos anos, as coisas nessa época ainda eram muito complicadas. Contudo, o ano de 1981 seria marcado pela apresentação da banda inglesa Queen em sua primeira tour pela América Latina – passando inclusive pelo Brasil – e que hoje quase ninguém lembra.

A banda enfrentou diversas dificuldades, com promotores locais incapazes de bancar o alto cachê, além de policiais corruptos que exigiam suborno para tudo, os shows aconteceram na capital paulista nos dias 20 e 21 de março no estádio do Morumbi.

 

 

1982

 

Quando hoje falamos de metal no Brasil podemos falar de um movimento relativamente recente em nosso país com pouco mais de 36 anos.

Nesse contexto, devemos levar em consideração que a primeira banda de heavy metal brasileira foi o Stress lá no distante Pará em 1982.

Espere!!! Você que está lendo isso, vai perguntar: deviam ter outras bandas na época?

Sim existiam, mas eles foram a primeira banda a gravar e lançar um disco de Heavy Metal autointitulado, porém na mesma época a banda Dorsal Atlântica estava lançando sua primeira demo tape (1st Tape).

 

 

O favorecimento para a realização desse novo cenário musical que surgia e tentava se afirmar no Brasil, caracterizando o ano de 1982 como um marco da geração 80, deve-se a muitos fatores já bem comentados e diante de tantos fatos ocorridos que mobilizaram pessoas de diferentes lugares com a mesma sintonia e a vontade por mudanças.

Se tivéssemos de traduzir sucintamente a da década de ouro, diria que basta voltarmos e relembrarmos o que aconteceu em 1982.

Foi desse período que surgiram bandas e movimentos que definiriam o cenário do rock nacional, do metal nacional, do punk e do underground nos anos que se seguiram.

 

1983

 

Para o Brasil e seu povo o ano não foi às mil maravilhas. No início do ano acontece a maxidesvalorização da moeda (cruzeiro) em fevereiro e ao final desse ano a taça Jules Rimet foi roubada.

Acredito que se fosse um mês depois esse show não aconteceria. Era janeiro de 1983, no auge de sua primeira fase, tivemos no Brasil os americanos do Van Halen – e, logicamente, quem viu jamais se esquecerá. Nem tudo foi fácil; às vésperas dos shows, a censura mudou para 16 anos. No final deu certo, e ainda com Patrulha do Espaço como banda de abertura.

 

 

Em junho de 1983 o Kiss veio ao Brasil na tour do álbum Creatures Of The Night, em uma época que muito poucas bandas de sucesso mundial haviam passado pelo país; foi um show histórico que tem influência direta para muitos bangers brasileiros.

 

 

Era o começo, era o surgimento de diversas bandas dentro do que viria a ser o cenário do Metal Brasileiro, de Santos veio o Vulcano que originalmente foi formado em 1980 com nome de Astaroth, para logo em seguida mudar de nome e em 1983 lançarem o EP vinil limitado em 1000 cópias o On Pushne Namah.

 

 

1984

 

No ano seguinte, o Vulcano lançaria a demo Devil on My Roof. Era o surgimento do Death Metal no Brasil e na América Latina.

 

 

Em nosso país nada tinha sido feito até aquela época. No mesmo ano ainda tivermos o lançamento do split lp Ultimatum com as bandas Dorsal Atlântica e Metalmorfose, o Korzus lançaria sua demo e a Baratos Afins lançaria a coletânea SPMetal 1.

Era o despertar, muitas bandas nas garagens, o cenário underground brasileiro começava a se movimentar, a se formar; de um lado, as bandas de heavy metal, do outro, as bandas de thrash e death metal.

 

1985

 

No dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente do país. Esta data encerrou um período de 21 anos de regime militar no Brasil.

Esse ano foi aquele que daria aos bangers do Brasil a oportunidade de ver ao vivo as bandas que apenas em vinil, fitas, e alguns vídeos, conhecíamos e ainda o acesso a esse material era difícil; 1985 foi o ano do primeiro e clássico Rock In Rio e quem lembrar esse tempo sabe bem do que estou falando.

 

 

Ainda em 1985 o Vulcano lança lp Live gravado em Americana (SP), em minas ouve-se um ruído com o lançamento do Bestial Devastation / Século XX, split lp do Sepultura com o Overdose e a demo tape do Holocausto é lançada, no Rio de Janeiro tivemos o lançamento da demo de 1985 do Taurus e em São Paulo Anthares lança sua demo tape 1, ainda neste ano seria lançado a coletânea SPMetal 2 e os mineiros do Sarcófago iniciariam as atividades.

 

 

1986

 

Será que podemos dizer que o ano de 1986 foi um marco para música extrema brasileira?

Neste ano foram lançados Blood Vengeance do Vulcano, Morbid Visions do Sepultura, surge o Sarcófago lançando as demos Satanic Lust, The Black Vomit e participando do split vinil Warfare Noise 1 ao lado do Chakal, Mutilator e Holocausto; ainda neste mesmo ano a banda Mutilator lançaria 2 demos tapes (Bloodstorm e demo 1986) e o Chakal uma demo tape (Children Sacrifice).

Além de o Taurus lançar sua segunda demo e o lp Signo de Taurus, também tivemos o lp Antes do Fim, demo tape Live da Dorsal Atlântica e ainda foram lançados as demos tapes The Carrion of Religion da banda paulista MX juntamente com a primeira demo tape do Attomica.

“Eu tinha certeza que um dia o Sarcófago ia chegar lá, porque a gente tinha certeza do que estava fazendo, talvez aquele som não fosse para os anos de 85 ou 86, mas para os anos 90, e foi o que aconteceu...” – assim disse Gerard Incubus.

Agora sim tínhamos um cenário legitimamente underground; de um lado, as bandas de heavy metal, a maioria ou quase todas cantando em português, e do outro, as bandas de death, thrash metal; no meio de tudo isso, poderíamos dizer que o Sarcófago criaria ou influenciaria as raízes ou seria a base do que viria a ser o Metal Negro Nacional ou se você preferir Black Metal e isso iria se repetir na Europa na próxima década.

O termo foi criado pelo Venom em seu lp Black Metal (1982) começava a existir na Europa como estilo musical e perpetuado pelo Bathory em 1984 pelo disco homônimo, porém ainda devemos lembrar de Hellhammer, Celtic Frost, Bulldozer, Mercyful Fate e outras.

 

 

Aqui no Brasil o que diferenciava cada uma das bandas era sua sonoridade característica, na época tínhamos o Heavy, Thrash, Death, mas foi somente em 1986 que teríamos o Black Metal.

E é justamente nesse ano que tudo se tornou real com a vinda da banda inglesa Venom ao Brasil, apresentado a Brasil Tour 86, muitos bangers só acreditaram quando viram os shows e essas apresentações tiveram um enorme impacto no cenário brasileiro na época, afinal era a oportunidade de ver os criadores do Black Metal se apresentarem por aqui em seu auge.

 

 

Vale lembrar que gravar um disco era bem mais complicado, faltavam recursos e tudo era caro para quem trabalhava com música: lojistas, produtores e promotores de shows tinham que se virar, mas mesmo com essas dificuldades surgiram gravadoras que apoiaram esse movimento.

 

 

Seria neste ponto que poderíamos definir o possível ano do surgimento do Black Metal no Brasil, ou que podemos afirmar que nós aqui também tivemos, um movimento tão original como foi na Europa, afinal a banda norueguesa Mayhem lançaria neste mesmo ano a demo Pure Fucking Armagedom e daria início a segunda onda do Black Metal no mundo.

 

 

1987

 

Neste ano teríamos o Vulcano lançando o álbum Anthropophagy, o Sepultura mudaria a sua formação e lança o Schizophrenia, o MX lançaria sua segunda demo Fighting for the Bastards, Witch Hammer estrearia lançando duas demos e os paulista da Genocídio surgiriam na cena com 3 demos tapes, neste ano é lançado Sonho Maníaco do Korzus, hoje um clássico, os mineiros da Chakal lançariam o lp Abominable Anno Domine e a demo tape Disorder e seria em 1987 que seria lançado o clássico lp I.N.R.I. da banda mineira Sarcófago, e de quebra a demo tape Christ’s Death; ainda em 1987 teríamos o surgimento das bandas P.U.S. (DF), Executer (SP), Corpse Grinder (MG).

É, então, que, quando falamos de metal no Brasil e olhamos nesses primeiros 7 anos vimos um boom de bandas surgindo de diversos estilos, era a época das fitas cassetes, troca de sons, dos shows, do envio e troca de cartas, esse era o Underground se fortalecendo.

 

 

1988

 

A cena fervia dentro de cada estilo. Tínhamos o Vulcano que lançaria o Who Are The True? - foram 8 anos de lançamentos seguidos da uma banda que permaneceu em constante atividade. O Korzus apenas soltaria uma demo tape chamada Born to Kill, a banda mineira Chakal lançaria Living With the Pigs e o Genocídio lança o ep auto intitulado.

A banda MX lança seu lp Simoniacal e uma demo tape, e do nordeste, na forma do death metal surge a Headhunter D.C. com a demo rehearsal; apesar da banda ter iniciado em 1987 as atividades.

Neste mesmo ano surge a banda Sextrash com o lançamento de 3 demos tapes e o lançamento pela Cogumelo Records do lp split Warfare Noise 2 e a banda de Brasília Phobia que depois mudaria seu nome para Valhalla iniciaria as atividades.

 

1989

 

Então chegamos em 1989, nesse ano na Bahia Headhunter D.C. lançaria sua primeira demo oficial Hell is Here, e iríamos ouvir pela primeira vez o black metal da Mystifier com a demo Tormenting the Holy Trinity, no Paraná apesar de ter sido formada em 1986 temos o primeiro registro da banda Infernal com a demo tape the First Stage, nesse ano o Sepultura lançaria o Beneath the Remains e faria a primeira tour na Europa, neste mesmo ano o Sarcófago lança uma demo de gravações de 89 o ep Rotting, Genocídio soltaria um registro demo de seus shows, Korzus lançaria o ep Pay For Your Lies, o MX seguiria firme com o lp Mental Slavery, Sextrash lança o ep XXX e mais 2 demos tapes e em 89 após mudar de nome por questões obvias surge a The Mist antes Mayhem, formada originalmente em 1986 e lança o lp Phantasmagoria, também teríamos o Disgrace de Brasília iniciando suas atividades juntamente com as bandas Pentacrostic (SP), Bestymator black metal de Cerquilho (SP) e em Goiás surgia o Homicídio com seu metal negro, mas foi ainda neste ano que a banda Impurity (MG) lança duas demos tapes a Lucifer’s Vomiting Blasphemies Over Christ’s Head e The Impurity Temple.


 

Conclusões e Avaliações

 

Acabava assim a década de 80 e tínhamos a prévia do Black Metal em nosso país e após examinar com atenção o surgimento do Metal no Brasil eu pergunto.

Será que poderíamos datar o ano de 1986 como início?

Alguns acreditam que sim.

Com a chegada da década de 90 outras bandas começavam nas garagens seus ensaios, influenciadas pelo movimento na Europa e no Brasil, que na década de 90 surgia e se firmava como a Segunda Onda do Black Metal e afetaria de forma direta o Metal no Brasil e o Underground.

 

Texto: Benedicto Junior – Programa Apocalipse – www.darkradio.com.br
Revisão Ortográfica: Ederson Oliveira

Notas:

1) Neste resumo não estamos incluindo as bandas de Heavy Metal que surgiram na época, pois o foco da matéria é encontrar um ponto de início para o Black Metal no Brasil dentro da música extrema em nosso país, porém não deixaremos de exaltar sua importância para a fundamentação do Metal e do Underground no Brasil por toda a década.

2) É possível que muitas bandas que surgiram na década 80 podem não terem sido citadas, caso você que leu este texto e quiser contribuir entre em contato conosco.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!