MENU
ENTREVISTA: SINUOUS: "Mantendo o Black Metal vivo através da ideologia, da atitude e do radicalismo!"
Por Reinaldo
Publicado em 20/01/2026 21:00 • Atualizado 20/01/2026 22:17
NOTAS DO SUBMUNDO - EDITORIAL

SINUOUS – Mantendo o Black Metal vivo através da ideologia, da atitude e do radicalismo!

Por: Reinaldö Steel – 20 de janeiro/2026

 

A ideia da horda surgiu em 2006, inicialmente sob o nome THIFERETH, mas foi em 2008, com a entrada de Asmodeus Mozart, que o projeto saiu do papel e passou a se chamar SINUOUS SERPENT. Nesse primeiro período, que se estendeu até 2020, a banda lançou apenas uma demo. Após um longo hiato, a horda retornou em 2023, agora utilizando apenas o nome SINUOUS. Em 2025, lançaram de forma totalmente independente seu primeiro álbum full-length autointitulado, contendo 6 faixas.

Confira a entrevista, com “Soror Bellum” (Baixista, Backing Vocals e formadora da horda)

 

01. Qual foi o momento em que vocês perceberam a necessidade do retorno da horda? E por que a mudança definitiva do nome para SINUOUS? Qual o conceito por trás do nome?

Soror Bellum: O retorno da horda aconteceu devido a necessidade de nos manifestar e dar continuidade a horda que estava recém adormecida. Adotamos o nome SINUOUS porque ele traduz perfeitamente a nossa essência. A mudança deu-se também pelo fato de sermos conhecidos já por grande parte do público como os “Sinuous” e isso facilitou e muito na identificação e na nova identidade da horda. SINUOUS é a sabedoria que rasteja e ascende, representando uma horda que não apenas toca, mas vive a filosofia que emana...

 

Formação da Sinious - Esquerda para direita: Soror Succubus Bellum (Baixo/Backing Vocals) - Bael Zagan (Bateria) - Asmodeus Mozart (Vocal/Guitarra)

 

 

02. Falem sobre a GUSAM (Guerreiros do Underground Subterrâneo AM): como surgiu, onde os eventos acontecem e quais bandas participaram do segundo ato, que contou com a horda colombiana NEBIROS.

 

Soror Bellum: A GUSAM (Guerreiros do Underground – Subterrâneo Am) ela foi criada no início do ano de 2024 na cidade de Manaus. Pela união dos guerreiros da Cena Underground local e o intuito principal da organização era apenas para fazer a Celebração da Horda Nebiros - Colômbia. Porém, ao decorrer do percurso realizamos o nosso 01° Ato para firmar essa aliança entre os guerreiros subterrâneos. Nesse 01° Ato, recebemos a horda Morte Subta (SP) e a partir daí demos início a preparação da celebração do Nebiros que iria ocorrer em 17/05/2025, ano seguinte. As celebrações realizadas pela GUSAM, não possuem um espaço definido, sendo apenas realizadas na cidade de Manaus/Am., Mas, já está sendo apoio de eventos underground espalhados pelo País. Para esta celebração do Nebiros foram convidadas as seguintes hordas: Azimã (SP), Devastação Profana (BA), Sinuous (AM), See Rotting Messiah (AM) e Nebiros (COL). A celebração ocorreu com total êxito e marcou a nossa cena de uma forma positiva, pois era a 01° vez que Manaus recebia um evento desse porte voltado para o Black Metal. Desde então a organização decidiu manter-se ativa para a realização de novas celebrações, continuando assim com a proposta de fazer eventos Underground em nossa cidade.

Primeiro ritual organizado pela GUSAM

 



Segundo ritual organizado pela GUSAM com a presença da horda Nebiros

 

03 – Quais bandas da cena underground manauara vocês indicariam ao público?

Soror Bellum: Dado a todos esses anos de trajetória aqui dentro da cena de Manaus, preferimos não citar nomes específicos. O cenário underground de Manaus é muito fértil e hordas novas surgem constantemente, cada uma com a sua importância dentro da cena. Indicar apenas algumas seria ignorar a força do coletivo. Nossa indicação é na base ideológica. Buscar as hordas reais, aquelas que agem sob verdade, onde a música e os membros são uma coisa só. O underground manauara é forte e autêntico. E o público deve aprender a identificar quem realmente vive a filosofia. E a nossa indicação é a busca pela verdade no front.

 

04 – Quem foi o artista responsável pela arte de capa do álbum autointitulado? Qual o conceito visual e como ele se conecta às letras e à produção do disco?

Soror Bellum: O responsável da arte da capa e reformulador do logo da Sinuous foi um velho guerreiro e tatuador irmão e aliado nosso que já colaborou com algumas hordas locais e de outros estados, chamado Hiran Guedes ou também conhecido no Necrounderground como: Hiran Draconius Occultus. A concepção da capa foi a partir das ideias passadas por nós e pelas nossas letras. Da qual mostra uma entidade feminina altiva e sinuosa trazendo o caos e destruição a tudo que achamos falso e contraditório para o real movimento da nossa região.... Igreja em chamas, explosão nuclear, falsos guerreiros empalados e o trio representando a horda empunhando bandeiras com símbolos anti-posers, anti whites e anti-religião...um recado direto à quem é contraditório na cena Amazonense ou onde quer que seja. Enfim, a capa mostra um pouco do que a Sinuous representa em seus hinos e na sua trajetória. Mantendo sempre a postura e dedicação ao verdadeiro Metal Negro.

 

Sinuous - Sinuous (2025) Full Album

 

05 – O que motivou a escolha do cover “Fallen to Arise”, da horda polonesa Xantotol? O fato da banda original ter uma vocalista mulher influenciou nessa decisão?

Soror Bellum: Escolhemos 'Fallen to Arise' pela atmosfera crua que o Xantotol emana, a mensagem é puramente Luciferiana e ressoa com a nossa filosofia. Quanto ao fato da banda original ter uma mulher nos vocais, isso não influenciou em nada na nossa decisão. Para nós da Sinuous, no Black Metal e dentro do Ocultismo, o gênero é irrelevante perante a vontade e a energia projetada. Respeitamos a horda pela sua essência e verdade. Pois o que importa é a força da chama negra!

Soror Succubus Bellum

 

06 – Como foram os primeiros shows da SINUOUS em São Paulo em 2025? Falem sobre organização, bandas presentes e a resposta do público.

Soror Bellum: Nossos primeiros rituais em São Paulo foram realizados em novembro de 2025, foi uma experiência excepcional e que marcou nossa trajetória. Gostaríamos primeiramente de agradecer mais uma vez e destacar as excelentes organizações que estavam envolvidas nesses dois eventos. Fomos muito bem recebidos pelos irmãos e aliados e com um profissionalismo que permitiu que a essência da Sinuous fosse transmitida sem nenhuma barreira. Tivemos a honra de dividir o front com reais hordas do Underground Paulista. As apresentações foram de um nível musical e ideológico altíssimo, não sendo insuficiente em absolutamente nada e reforçando a força do Metal Negro Nacional. A resposta dos guerreiros que estavam presentes foi totalmente surpreendente. Encontramos um público altamente participativo e bastante recíproco com a nossa chegada. Sentimos que a nossa frequência encontrou energia com os guerreiros de SP, o que tornou as apresentações ainda mais intensas. Até hoje tenho em mente a energia que transmitiam a cada hino entoados por nós! Essa passagem por São Paulo foi apenas o início do nosso percurso. Ficamos muito satisfeitos e honrados com o resultado e esperamos novos convites de produtores/organizadores que prezam pela arte extrema e séria. Esperamos voltar em breve para continuar espalhando nossa sonoridade sombria e estreitar ainda mais os laços com o underground paulista. Nos vemos em breve, um salve a todos os guerreiros malditos!

Asmodeus Mozart (Vocal)

 

Ato com a horda Sinuous em Varzea Paulista/SP

 

07 – Quais bandas influenciaram a sonoridade da SINUOUS, sinto algo vindo especialmente dentro do Black metal sul-americano dos anos 90, fale sobre!

Soror Bellum: Nossa sonoridade sempre foi alimentada pelas hordas dos anos 90, as hordas desse tempo nos ensinaram que o Black Metal deve ser intenso e acima de tudo ideológico. Hordas como: Malkuth, Satanaquia, Agel of Ligth, Hecate, Dark Paramount, Sarcofago, Necrolust, Impurity entre demais outras hordas do cenário Nacional Brasileiro nos serviram de inspiração para que pudéssemos trilhar esse caminho. A Sinuous é a continuação dessa linhagem de resistência e de total devoção a escuridão e aos caminhos da mão esquerda. O Brasil nos anos 90 possuía uma devoção intensa ao oculto. Eram totalmente conectadas ao ocultismo real, longe de algum tipo de comercialização ou estrelismo. A Sinuous carrega isso até os dias de hoje.

 

08 – Fiquei sabendo que vocês estão planejando criar um selo. Podem nos contar mais?

 

Soror Bellum: Sim, eu decidi criar um Selo neste ano de 2026. O Soror Bellum Productions, no intuito de realizar lançamentos de hordas underground e já tenho 03 lançamentos previstos para este ano. Sendo o 01° lançamento previsto para o mês de abril. Espero contribuir com a cena Underground Nacional de forma positiva e ajudando os irmãos e aliados a lançarem seus materiais de uma forma real seguindo os preceitos ideológicos. Sei das dificuldades de encontrarmos hoje em dia pessoas compromissadas em realizar lançamentos e estou aqui para somar com aqueles que de fato querem uma oportunidade em meio ao Underground. Agradeço desde já o espaço e apoio que venho recebendo dos irmãos para que mais este feito esteja sendo realizado.

Bael Zagan (Batera)

 

09 – O que podemos esperar do futuro da SINUOUS?

Soror Bellum: O futuro da Sinuous reserva novos lançamentos e apresentações. Já estamos confeccionando um novo material que será lançado ainda esse ano e temos participações confirmadas em alguns outros lançamentos. Estamos em constante movimento e muito em breve, anunciaremos novos os novos eventos. A Sinuous está ativa, expandindo e pronta para manifestar seu som em novos territórios. Aguardem o que está sendo forjado nas sombras.

Próximo ritual com a horda Sinuous

 

10 – Deixem suas palavras finais para os leitores da Dark Radio

Soror Bellum: Em nome da Horda Sinuous agradecemos à Dark Radio e a você Steel pelo apoio. Aos leitores, deixamos o chamado: mantenham o Black Metal vivo através da ideologia, da atitude e do radicalismo. Não aceitem o Black Metal como um mero entretenimento. Ele é libertação... A Sinuous segue em frente, sempre em movimento, sempre fiel à Chama Negra. Despertem!

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!