Primeiras Impressões #13

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA ADQUIRIR OS MATERIAIS.

 

SIRENIA - Riddles, Ruins & Revelations (2021)

 

B. Junior:  (5.5)

+

D. Aghehost: Após sair da TRISTANIA, o multi-instrumentista Morten Veland levou muito de seu talento para nova banda, denominada SIRENIA. Nunca peguei um disco da banda para conferir integralmente, porém, ao ouvir "Riddles, Ruins & Revelations", me senti curioso para conhecer mais a banda. Não por ter adorado o disco, já que ele possui uma combinação perfeita de momentos que empolgam em meio a momentos totalmente esquecíveis. Talvez meu interesse tenha surgido para conhecer a história da banda e entender como puderam produzir um disco tão diversificado. Quase nada de metal (uma ou outra base moderna surge esporadicamente assim como alguns vocais guturais), uma certa dose daquela sonoridade dançante que faz muito sucesso na Europa e alguns elementos do gothic doom metal se fundem nas 11 canções que compõem este disco. Tudo é misturado demais, confuso demais, deixando uma sensação no ouvinte que apenas a banda está curtindo demais esta pretensa festa.  Os poucos lampejos que pintam (e destaco a belíssima voz da vocalista Emmanuelle Zoldan) não são suficientes para termos no final um belo quadro. Até a versão para "Voyage Voyage", um clássico dos anos 80 soa estranha até para os aficionados pelas pistas de dança. Confuso. (5.5)

+

Occes:   (5.5)

+

Veredito Final: 5.5/ 10

 

THE MICHAEL SCHENKER GROUP - Immortal (2021)

 

B. Junior:  (9.0)

+

D. Aghehost: Não é fácil para um músico chegar aos vinte anos de carreira e manter-se ainda relevante. Imagine então aos cinquenta? Pois o talentosíssimo Michal Schenker completa neste ano 52 anos de uma trajetória muito rica e inspirada. E "Immortal" sintetiza muito bem esta tão bem sucedida carreira. Músicas que trazem o melhor do Hard Rock, entoadas por algumas das maiores vozes de todos os tempos formam este que é um disco muito, mas muito gostoso de ouvir. Músicas como "Don't Die on Me Now", "Sangria Morte" (coincidentemente ambas cantadas por Joe Lynn Turner), "Knight of the Dead" ou "Sail the Darkness" enriquecem a experiência do ouvinte ao deixar este disco rolar. E você consegue sentir toda a genialidade de Michal Schenker quando, mesmo em um disco recheado de vocalistas incríveis, o guitarrista ainda consegue ser um dos melhroes destaques de "Immortal". Que disco gostoso de ouvir. Recomendado a todo aquele que ama a música. (9.0)

+

Occes:  (9.0)

+

 Veredito Final: 9.0/ 10

 

CRYSTAL VIPER - The Cult (2021)

 

B. Junior: (8.5)

+

D. Aghehost: Se o disco anterior,  "Tales of Fire and Ice" trouxe uma CRYSTAL VIPER muito mais épica, seu novo trabalho, "The Cult" leva a banda novamente para o Heavy Metal Clássico dos anos 80. Momentos como "Down in the Crypt", "Forgotten Land" ou "Lost in the Dark" foram forjadas no aço e no fogo, tamanha a paixão pelo metal que destilam. Como em todo bom disco de Heavy Metal dos anos 80, sempre há o momento da balada certeira, cabendo este papel aqui às belíssimas "Whispers from Beyond" e "Sleeping Giants". "The Cult" é um disco inspirado, equilibrado e com o vigor necessário para agradar a todo metal maníaco. Espero que este disco tenha uma versão nacional e que, finalmente, estes poloneses tragam seu clássico Heavy Metal para estas paragens. (9.0)

+

Occes:  (7.0)

+

Veredito Final: 8.2/ 10

 

HÉIA - Magnum Opus (2021)

 

B. Junior:  (9.5)

+

D. Aghehost:  "Magnum Opus", terceiro trabalho da veterana HÉIA é um disco que exala autenticidade. Sua produção presta uma homenagem ao formato analógico e remete o ouvinte aos épicos anos do Black Metal, quando a técnica vinha após o sentimento verdadeiro. Este é um material obrigatório para os amantes do metal negro. Músicas como "Magnum Opus" (que possui um andamento fantástico, capaz de criar uma catarse quando executada ao vivo), "The Serpent's Flame" (sem dúvidas um dos melhores momentos do álbum) e "From the Limits of Darkness and Light" se destacam em meio de composições que estão muito acima da média. Com certeza, a horda HÉIA atingiu seu negro e magnânimo opus neste trabalho. (9.5)

+

Occes:  (8.5)

+

Veredito Final: 9.2/ 10