PRIMEIRAS IMPRESSÕES: GAEREA - Limbo (2020)
28/09/2020 19:24 em Resenhas

GAEREA - Limbo (2020)

Label: Black Metal Store (clique aqui para acessar o site da gravadora)

 

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

De uns tempos para cá, o Black Metal atingiu patamares inimagináveis nos anos 90. Saímos de uma exclusiva devoção ao príncipe da escuridão para uma abrangência mais filosófica e niilista. O número de bandas que versam sobre a natureza humana e suas emoções cataclísmicas vem ganhando força e, uma das que fazem isso muito bem, é a lusitana GAEREA.

Formada no ano de 2016 e tendo como último trabalho até então o maravilhoso "Unsettling Whispers" (2018), a banda eleva o nível em "Limbo", seu mais recente trabalho lançado aqui no Brasil pela gravadora BLACK METAL STORE.

É impressionante a qualidade que transborda pelos auto-falantes à medida em que o álbum avança. A sonoridade aqui empolga. Principalmente nas variações rítmicas, onde os vocais acompanham com alternâncias abissais e agonizantes. 

A longa faixa de abertura "To Ain" retrata bem a concepção de todo o trabalho; uma claustrofóbica busca por salvação em meio ao caos torturante da mente. Somos prisioneiros de nossa própria perdição? Movimentos de agonia conduzem o ouvinte a um soturno e profundo mergulho nos domínios da loucura em busca desta resposta.

O mergulho ao abismo ganha mais velocidade em "Null" e "Glare", onde a GAEREA exibe técnica e agressividade em doses balanceadas, destacando algumas passagens que levarão o ouvinte ao êxtase (impossível não citar aqui os impressionantes vocais - um dos mais performáticos da atualidade).

Tudo é ainda mais intensificado em "Conspiranoia". Seu início cria o clima perfeito para que o ouvinte sinta-se entregue às cascatas de acordes produzidas à exaustão. A inclusão de coros torna tudo ainda mais profundo e maldito, provando que a libertação tão desejada não passa de uma tenebrosa utopia. O final do disco, com "Urge" e a longa "Mare" apenas referenciam o clima de desespero e misantropia que "Limbo" trazem ao ouvinte: momentos de total perdição onde a destruição deixa de ser um objetivo para ser um enigma.

 

VEREDITO

Não há dúvidas que "Limbo" credencia a GAEREA como uma das grandes bandas da história de Portugal. Um disco obscuro, complexo, onde somos assolados por uma agonia característica do Black Metal melódico. Se as letras não vertem para o setanismo lírico, há muito mais implícito em cada uma das frases aqui. Uma verdadeira ode à desesperança e à amargura pouco vistas antes. 

Não poderia deixar de falar sobre "To Ain", "Conspiranoia" e "Mare", faixas que estão entre as melhores que ouvi recentemente. Destaque também para a excelente capa deste disco, à cargo do talentoso artista Eliran Kantor (responsável por artes presentes em discos de SIGH, TESTAMENT e MY DYING BRIDE - pra ficar apenas em alguns exemplos). A capa de "Limbo" realmente é um destaque à parte.

Este não é um disco para qualquer pessoa. Mas os afortunados que mergulharão no mar de desolação promovido por este disco, sairão muito mais inteiros e satisfeitos em seu encerramento.

 

9.7/10

 

(D. Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

 

 

1.To Ain

2.Null

3.Glare

4.Conspiranoia

5.Urge

6.Mare

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!