RESENHA: ANCIENT - Back to the Land of the Dead
05/10/2016 - 19h28 em Resenhas

 

 

Ancient - Back to the Land of the Dead

 

Doze anos após o mediano "Night Visit", a norueguesa ANCIENT solta seu mais recente trabalho: "Back to the Land of the Dead". 

Este álbum, de sugestivo nome, não tenta resgatar os melhores momentos desta cultuada banda. Pelo contrário, mostra a todos que ainda não a conhecem como o Black Metal ainda pode soar agressivo, mesmo tendo uma sonoridade moderna.

Desta forma, não compare este trabalho com clássicos como "Svartalvheim" (1994) ou "The Cainian Chronicle" (1996) até mesmo porque o longo hiato fez com que a banda se reinventasse nesse período.

Sempre à frente da ANCIENT, ainda temos Aphazel (agora simplesmente Zel) como o principal responsável pelos trabalhos, tendo como companheiros Dhilorz (que gravou os últimos álbuns da banda) e também o "amigo de todas as horas" Nicholas Barker (que já passou por inúmeras bandas e projetos).

O disco começa de forma mediana em "Land of the Dead", que não acrescenta muito, e fica um pouco mais interessante na faixa seguinte: "Beyond the Blood Moon".

Um clima inspirado, aliado ao excepcional trabalho de sempre que Barker impõem às baquetas. Não chega a ser primoroso, mas é um bom momento.

Sabe aqueles trabalhos que, de tão bem executados, parece que falta algo? É o que sinto neste álbum. As faixas vão passando ("The Sempiternal Haze", "The Empyrean Sword" - essa a melhor das citadas, "The Ancient Disarray") e, mesmo contendo bons momentos aqui e ali, aquela sensação de "Já vi isso em algum lugar" não sai da cabeça.

Daqui por diante as coisas seguem na mesma toada... Músicas muito similares a tudo que é feito ultimamente. A empolgação volta apenas em "The Spiral" a décima terceira música do disco. Não que seja muito diferente das demais, mas esta possui grande inspiração no Metal Tradicional, o que acaba diferenciando um pouco.

O álbum fecha com uma versão para 13 Candles, da imortal BATHORY. Uma bonita homenagem.

Sinceramente não sei se o fã antigo da ANCIENT vai adquirir esse material. Sei que aquele que ainda não conhece a banda, não passará a curti-la através de "Back to the Land of the Dead".

Porém, mesmo com este lançamento mediano, acredito que "Back to the Land of the Dead" serviu para desenferrujar as ideias criativas de Aphazel e ainda aguardo para o futuro um lançamento que honre o legado da grande ANCIENT.

 

(Por: Daniel Aghehost)

 

1. Land of the Dead

2. Beyond the Blood Moon

3. The Sempiternal Haze

4. The Empyrean Sword

5. The Ancient Disarray

6. Occlude the Gates

7. Part I: Defiance and rage

8. Part II: The Prodigal Years

9. Part III: The Awakening

10. Death Will Die

11. The Spiral

12. Petrified by Their End

13. 13 Candles (Bathory cover) 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!