RESENHA: EREBOS - Pesta Kommer (2018)
07/03/2019 20:01 em Resenhas

 

 

 

 

 

 

EREBOS - Pesta Kommer

Label: Independente
 



HISTÓRICO

A polonesa EREBOS nada mais é que o projeto paralelo daquele que leva o nome da banda. Erebos (pseudônimo de Dariusz Łukasik) também é o membro fundador de outra grande banda polonesa: Srogość.

Apesar de sua breve história (iniciou sua trajetória em 2016), a EREBOS possui quatro álbuns lançados, sendo "Pesta Kommer", seu mais recente trabalho (já há um lançamento previsto para abril de 2019).

Este álbum foi lançado dia 14 de abril de 2018 de forma independente.

 

ANÁLISE

Algo que vem acontecendo com frequência é o surgimento de bandas apostando em uma sonoridade bem progressiva. Inclusive no Metal Extremo.

Bandas que utilizam nuances das vertentes mais extremas para composição de sua sonoridade surgem aos montes nos quatro cantos do mundo. E uma dessas é a polonesa EREBOS.

Uma das poucas nessa linha totalmente instrumental, a EREBOS é uma grata surpresa para os amantes de uma sonoridade totalmente introspectiva.

E "Pesta Kommer", é um retrato fiel desta tendência.

De cara somos inundados por uma enxurrada melódica, com lindos andamentos, mostrando que a audição deste álbum pode ser algo extremamente prazeroso. Realmente, a intro de abertura (que leva o nome do álbum) é um dos momentos mais emocionantes que já ouvi.

O início marcial de "Gdy Noc Blada Opanować Chce Niebiosy" (Quando a noite surge para dominar o céu - em português) mantém o elevado nível de atenção, a ponto de quase não percebermos a triste melodia que a complementa. 

As guitarras (assim como o clima épico) retornam em "Szepcąc Do Cieni" (Sussurro das sombras - em português). Aliás, merece destaque o belo trabalho de guitarras deste álbum. Responsáveis por grande parte do clima criado, as guitarras não são as protagonistas: há uma coesão perfeita entre todos os instrumentos na criação desta atmosfera única.

Ou consegue ouvir este álbum inteiro sem se deixar levar pela impressionante condução da dupla baixo/bateria e até mesmo o emocionante papel de destaque dos teclados? Impossível!

"Księżyca Pożar Blady" (Pálido fogo da lua - em português) traz um início acústico que lembra os melhores momentos das grandes ULVER e EMPYRIUM. Um dos momentos mais sublimes do álbum. A sutil troca de instrumentos (onde o piano encerra o clima criado brilhantemente pelo violão) faz com que você queira ouvi-la novamente. Brilhante!

A esta altura o jogo já está ganho e, mesmo assim, a EREBOS continua no ataque ao apresentar "Nicość..." (Nada - em português). Cover da também polonesa Srogość (que tem o Erebos em sua formação), temos aqui uma faixa que consegue ser tão brilhante quanto a original.

Este é um trunfo da EREBOS: transitar das melodias mais sublimes aos momentos mais agressivos de maneira estupenda. Poucas bandas conseguem criar climas épicos com tamanha naturalidade.

Outro desses momentos sublimes é a faixa "Wieczność w Swych Otchłaniach Śpiąca" (Sono do abismo eterno - em português). Bela preparação para o tema final: "Wśród Ciemnicy" (Entre as trevas - em português).

A maior faixa de "Pesta Kommer" é também a mais atmosférica. Lembrando a fase instrumental de BURZUM ou os diversos trabalhos paralelos de MORTIIS, temos aqui um tema incidental que retrata bem o que foi todo o álbum. Momentos de inspiração executados por uma banda que ainda proporcionará muitas emoções aos amantes deste estilo. 

 

VEREDITO

Sem dúvidas, "Pesta Kommer" é um disco de extrema inspiração. Músicas que, mesmo muito diferentes umas das outras, possuem uma conexão que poucas bandas conseguem criar. Tenho certeza que vários momentos neste álbum chamarão sua atenção, fazendo com que seja impossível uma única audição deste álbum. 

Não é um álbum extremo, mas um disco dotado de extrema qualidade e sentimento. 

Para poucos...

   

(Daniel Aghehost)

 

 

 

 

Track-List

1.Pesta kommer

2.Gdy noc blada opanować chce niebiosy

3.Szepcąc do cieni

4.Księżyca pożar blady

5.Nicość... (Srogość cover)

6.Wieczność w swych otchłaniach śpiąca

7.Wśród ciemnicy

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!