RESENHA: HAMMERGOAT / UNHOLY ARCHANGEL - Unholy Wrath of Goat (2019)
14/01/2019 20:12 em Resenhas

 

 

 

HAMMERGOAT & UNHOLY ARCHANGEL - Unholy Wrath of Goat

Label: HAMMER OF DAMNATION - Clique aqui para acessar o site               




HISTÓRICO

Dois dos maiores insultos mundiais se reuniram sob o famigerado split “Unholy Wrath of Goat”.

De um lado temos a brasileira HAMMERGOAT, que possui em sua história o full-length “Regeneration Through Depopulation...” de 2010 (além de inúmeros splits lançados). Do outro lado do atlântico temos a grega UNHOLY ARCHANGEL que também no ano de 2010 lançou seu cultuado “Obsessed by War”.

Esta atrocidade só poderia ser cometida por quem pratica os verdadeiros atos impuros, como a gravadora HAMMER OF DAMNATION 

 

ANÁLISE

Duas das mais extremas bandas do necrounderground juntam forças e lançam um dos trabalhos mais infernais já produzidos. Quando a brasileira HAMMERGOAT une forças com o tanque de guerra grego UNHOLY ARCHANGEL, o mínimo que podemos esperar é pela aniquilação da raça humana.

E a trilha sonora para esta guerra se faz presente em “Unholy Wrath of Goat”. Oito faixas de pura blasfêmia e difamações contra tudo que é harmonioso. 

Na primeira metade, temos a brasileira HAMMERGOAT apresentando quatro faixas que soam como o ribombar da guerra que se aproxima.

De cara, temos “Regeneration Through Depopulation” (faixa que leva o nome do, até então, único full-lenght lançado pela banda – além de fazer parte do EP “Ebola Hemorrhagic Fever”, de 2017). O clima pesado aqui contrasta perfeitamente com os vocais urrados, servindo como o prenúncio do apocalipse que se aproxima. 

Agora, a inédita “Nuclear Radiation” merece um parágrafo especial. Com um andamento inspiradíssimo, como um hino convocando os verdadeiros cavaleiros do caos, este é um dos grandes momentos da HAMMERGOAT até aqui. Uma linha de guitarras que fica por muito tempo na memória, com a bateria e o baixo fazendo a condução para o final apoteótico. Eu quase diria que apenas esta faixa já vale a aquisição do cd. Mas ainda temos muito pela frente (Sem exageros: o que acontece após os primeiros 2’35” engrandece ainda mais tudo que ouvimos antes).

Quando conseguir parar de ouvir “Nuclear Radiation” (tarefa dificílima), “The Impalement” explodirá pelos falantes como verdadeiro napalm. Mais rápida que a anterior, esta é a música perfeita para os amantes da maníaca escola de CONQUEROR, REVENGE, DIOCLETIAN e outras mais que pregam a total intolerância. Como o metal extremo deve ser!

A insanidade da HAMMERGOAT tem fim com “The Harm Worldly” (presente, tocada ao vivo, no split com a também doentia “SADISTIK GOATHAMMER”). E não haveria forma melhor de encerramento senão a banda contabilizando todo o prejuízo causado pela humanidade, concluindo que a melhor forma de regeneração é a despopulação. 

Mal o som da HAMMERGOAT se encerra, o arregaço continua com “ΣΑΡΩΤΙΚΗ ΕΠΕΛΑΣΙΣ”, primeiro cântico da grega UNHOLY ARCHANGEL. E que arregaço!

Completamente diferente das bandas helênicas que conhecemos, a UNHOLY ARCHANGEL apresenta uma sonoridade única, extrema até para os padrões gregos.

Desde 2015, quando dividiu um lançamento com a veterana BLACK ANGEL, a UNHOLY ARCHANGEL vem apostando em temas cantados em sua língua pátria. E isso agregou ainda mais ao clima criado pela banda, já que os temas mitológicos ainda se fazem presente, junto a toda blasfêmia dedica à hipocrisia messiânica.

A brutalidade continua em “ΗΜΙΘΕΩΝ ΠΟΛΕΜΟΣ”, onde os vocais atômicos de Iapetos 666 preenchem a sonoridade bélica da banda. Não à toa, sons de batalhas antigas se misturam com o extremismo apresentado aqui. O ritmo vai desacelerando gradativamente até que somos brindados com o final épico apresentado aqui. Um dos grandes momentos de todo o registro.

A rápida “ΜΗΝΙΝ ΑΧΙΛΛΕΩΣ” serve de ponte perfeita para outro grande momento do álbum. Sim, a faixa que encerra o disco (“ΕΙΣ ΛΕΩΝΙΔΑΝ”) mostra porque a UNHOLY ARCHANGEL é uma das mais bestiais representantes do que de mais extremo tem o underground. Rápida, com letras agressivas e uma sonoridade extraída do mais profundo inferno pessoal, esta é a faixa que sintetiza muito bem o que foi este arroubo sonoro.

 

VEREDITO

Em tempos onde muitas bandas têm apostado em sonoridades extremamente técnicas, onde as mais variadas influências criam uma sonoridade atípica ao Black Metal, lançamentos como “Unholy Wrath of Goat” provam exatamente o contrário: Que o Black Metal deve sempre ser controverso, voltado para o que há de mais extremista!

O estilo que deveria ser o mais ortodoxo da música pesada necessita de lançamentos deste porte para sempre se lembrar de seus objetivos iniciais.

Este disco é altamente contraindicado a todos aqueles que teimam em procurar sempre o lado bom da vida.

A destruição de toda a hipocrisia é iminente e “Unholy Wrath of Goat” é sua trilha sonora!

  

 

 

(Daniel Aghehost)

 

 

 

 

Track-List

1.Hammergoat - Regeneration Through Depopulation

2.Hammergoat - Nuclear Radiation

3.Hammergoat - The Impalement

4.Hammergoat - The Harm Worldly

5.Unholy Archangel - Σαρωτική Επέλασις

6.Unholy Archangel - Ημίθεος Πόλεμος

7.Unholy Archangel - Mῆνιν Axiλλeως

8.Unholy Archangel - Eις λεωνίδαν

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!